Criança

03/12/2014 08:09 - Atualizado em 09/12/2016 01:13

Veja como identificar os sinais da anorexia na infância

O diagnóstico precoce é fundamental para tratar a anorexia da criança.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Apesar da anorexia ser mais conhecida por acontecer na adolescência e na fase adulta, também existem casos cada vez mais frequentes na infância. A maioria dos diagnósticos são em mulheres jovens com idade entre 13 e 19 anos, mas atualmente o distúrbio alimentar tem afetado crianças antes mesmo dos 10 anos.

Anorexia na infância

A anorexia é um transtorno alimentar. É quando a pessoa não consome a quantidade necessária de alimentos para suprir suas necessidades nutricionais. Ou seja, a alimentação tem uma deficiência de calorias, proteínas, vitaminas e minerais.

Em geral, quem sofre com esse problema diminui o número de refeições e prefere alimentos com baixa caloria ou então permanece em jejum por longos períodos. O resultado disso é a perda rápida e excessiva de peso, causando consequências físicas e psicológicas.

Quando a anorexia ocorre na infância, o caso pode se tornar ainda mais sério. As crianças podem apresentar atraso na maturação sexual e no crescimento físico, não atingindo a estatura esperada.

Além disso, existe também o risco de desnutrição e redução dos níveis de água, vitaminas e minerais do corpo. Isso pode acabar comprometendo as funções de órgãos como pulmões, coração, vasos sanguíneos, intestinos e pele. Podendo haver também atraso no início da menstruação ou a interrupção do ciclo menstrual, além de causar infertilidade e depressão.

anorexia

Causas e sinais da anorexia

Entre as causas da anorexia, estão hábitos alimentares errados durante a primeira infância, falta de horários e rotinas para as refeições, discussões familiares no momento de comer e influência da mídia, que relaciona o corpo magro com perfeição e aceitação. 

Muitas vezes, não se dá a atenção necessária para o momento da refeição das crianças, que acaba acontecendo de forma turbulenta e com os pais forçando os filhos a comer. É preciso ter cuidado desde o início da introdução de alimentos na vida das crianças, para que elas entendam a importância de se alimentar de maneira correta.

Os principais sinais que os pequenos apresentam quando sofrem com a anorexia são os seguintes:

- Perda de peso rápida e excessiva, sem uma causa aparente

- Medo exagerado de ganhar peso ou de se tornar obeso

- As meninas tendem a ser detalhistas quanto ao peso e corpo

- Baixa autoestima

- Briga e recusa na hora de comer.

É importante destacar que a infância é uma fase de desenolvimento físico e psicológico, e as crianças são muito influenciáveis. Elas acabam entendendo os comentários de amigos ou familiares sobre o seu peso com outros significados.

Quando identificado qualquer sinal de distúrbio alimentar, é preciso buscar ajuda profissional o mais cedo possível. O principal problema da anorexia na infância é que ela não é percebida e tratada durante essa fase, podendo causar sequelas na adolescência e até mesmo na vida adulta. Por isso, em dúvida, consulte o seu médico.

Gosta das nossas dicas de saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
transtorno alimentar
alimentação infantil
saúde
nutrição

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ