Criança

11/05/2015 09:26 - Atualizado em 10/12/2016 04:29

Veja como evitar a infecção por oxiúrus nos pequenos

Vermes se proliferam na região anal das crianças, causando coceira, enjoo e perda de apetite.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você já ouviu falar em oxiúrus? Eles são vermes pequenos, longos e brancos, geralmente medindo 1cm de comprimento. Depois de infectar a pessoa, a fêmea do verme coloca seus ovos na pele ao redor do ânus, provocando comichões, irritabilidade, ansiedade e náuseas.

Muito comum na infância, não é difícil combater esse problema. Medicamentos são administrados por cerca de duas semanas e podem ser utilizados na forma de pomada para evitar a coceira na região anal dos pequenos. Mas, antes de tratar, é importante prevenir o contágio. Saiba como.

oxiurus

Proteja as crianças de oxiúrus

Você sabe por que os oxiúrus infectam mais as crianças? Por causa da dieta rica em açúcar que a maioria delas faz. Os vermes preferem se alimentar de resíduos doces e carboidratos. Assim, uma das formas de evitar a infecção é controlar o consumo de açúcares.

A melhor forma de combater os “bichinhos” é pela alimentação. Dê para a criança alimentos como cereais, morangos, uva-passa e outros que tenham alto teor de fibras para manter o intestino funcionando.

Além disso, inclua no cardápio duas ou três porções de alho ao dia, já que este alimento é um vermicida natural. Para atenuar o gosto, misture com mel ou em pratos como macarrão e carnes.

Na dieta dos pequenos, coloque também alimentos probióticos, que ajudem a promover o crescimento de bactérias saudáveis. Elas protegem o organismo, fazendo-o funcionar corretamente, ao mesmo tempo que o livra de vermes e outros parasitas.

O banho logo ao levantar pela manhã é outro modo de evitar a contaminação do oxiúrus. Sob a água, lave bem a região ao redor do ânus com sabão. Como os vermes depositam os ovos no período da noite, a limpeza do local ajuda a encontrá-los e eliminá-los.

Lave as roupas com água quente, sejam elas de cama, de uso externo ou peças íntimas. Tudo deve ser mantido limpo para que os vermes não se proliferem.

Como ocorre a infecção?

Com a espessura de um fio de cabelo, os oxiúrus se movem bastante e ficam bem visíveis a olho nu. Logo nas primeiras horas da noite, os pais podem perceber os vermes no ânus da criança. De hábitos noturnos, eles são conhecidos pelo nome científico Enterobius vermicularis, causando coceira anal e incômodo intestinal.

O tratamento é feito principalmente com pomadas anti-helmínticas e medicamentos vermicidas. No total, o paciente é tratado por duas semanas. Se não ocorrer a exterminação dos vermes, eles podem contaminar os familiares e as pessoas que convivem com a criança.

O principal sintoma da infecção por oxiúrus é coceira no ânus, que pode vir acompanhada da perda de peso e enjoos constantes. Alguns casos podem também apresentar insônia e apendicite, já que os vermes também se proliferam no apêndice.

Em meninas, é necessário tomar cuidado também com a região vaginal, pois os vermes podem causar infecção urinária e, até mesmo, esterilidade.

A transmissão se dá pelo contato com a pessoa contaminada. Os ovos são transferidos do ânus para roupas e objetos pessoais. Quando as crianças tocam ou encostam as larvas na boca, podem engoli-las sem notar.

Quais são os cuidados que você toma com seus filhos? Conte para nós! E não esqueça de acompanhar as dicas do Vivo Mais Saudável para a saúde dos pequenos.

TAGS
vermes
coceira
enjoo
ânus

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ