Criança

16/10/2014 02:38 - Atualizado em 08/12/2016 09:54

Veja 5 transformações dos meninos durante a puberdade

Alterações físicas e emocionais ocorrem em meninos durante a puberdade.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A puberdade é a idade das transformações. É a fase que marca a transição entre a infância e a vida adulta. Nessa etapa do desenvolvimento, que vai dos 9 aos 13 anos, tudo muda na vida dos púberes - o corpo, o comportamento e os interesses. Mesmo que sejam menos aparentes do que as femininas, as transformações que ocorrem nos meninos durante a puberdade são significativas.

Quando uma garota entra na puberdade, seus seios crescem, os quadris ficam mais largos, o corpo toma formas curvilíneas e a primeira menstruação chega.

Mas e no caso dos garotos? O que acontece nesse período? Quais as dificuldades que eles enfrentam? Saiba o que muda e o que aflige os meninos durante a puberdade.

meninos-durante-a-puberdade

O corpo dos meninos durante a puberdade

1. Pênis e testículos

A mais importante mudança corporal que acontece para os meninos durante a puberdade está relacionada ao fator sexual. É nessa fase que os órgãos genitais começam a se desenvolver, para que a vida sexual possa ser iniciada.

Os testículos são os primeiros a crescer. Logo em seguida o pênis aumenta de tamanho: primeiro em comprimento, depois em diâmetro - por último, a glânde também cresce, adquirindo aspecto adulto.

Nessa época, é preciso começar a orientar os garotos sobre como deve ser a higiene do pênis. A limpeza incorreta da glande e do prepúcio podem causar inflamações. Além disso, também é nessa idade que se detectam deformidades, como a fimose, que impede a exposição total da glande, ou a criptorquidia, quando os testículos se deslocam do saco escrotal.

2. Pelos

O desenvolvimento dos pelos também merece atenção. Primeiro crescem os pelos pubianos, finos e lisos. Com o passar do tempo, eles começam a ficar mais grossos e enrolados, o que coincide com o surgimento dos pelos dos braços e pernas.

Nas axilas e na face os fios surgem dois anos mais tarde. Quanto à barba, ensine seu filho como manusear a lâmina sem riscos. Nas axilas é hora de cuidar da higiene: desodorantes e vários banhos por dia. O odor de suor tende a ficar mais intenso nessa época.

3. Voz

As mudanças que ocorrem na voz dos meninos durante a puberdade são a transformação mais notáveis dessa fase e também costumam sem motivo de chacota. Até chegar ao timbre grave característico dos homens, a voz passa por muitas fases, ficando desafinada na maior parte do tempo. A procura de um fonoaudiólogo ou otorrinolaringologista pode ajudar nos cuidados com as cordas vocais.

4. Hormônios

A puberdade é despertada pela hipófise, uma glândula que fica junto ao cérebro e que, em um certo momento, começa a produzir os hormônios sexuais. Nos meninos, o hormônio é a testosterona, responsável pelo desejo sexual. É esse hormônio também que aumenta a oleosidade na pele e faz surgirem as temidas acnes. Dermatologistas devem acompanhar a pele dos púberes.

5. Psicológico

As mudanças que acontecem no corpo dos meninos durante a puberdade podem abalar a parte psicológica por dois motivos principais. Em primeiro lugar, pela grande transformação. De forma rápida, os meninos se vêem colocados em outra situação. Deixam de ser crianças e passam a posicionar-se de maneira diferente frente a algumas situações. É o início da atração sexual e a saída da infância para a adolescência.

Como agir com os meninos durante a puberdade

As responsabilidades aumentam muito nessa época. Mas é também nesse período que eles são alvo de chacota dos amigos. Como sua voz e suas feições passam por uma grande transformação, esse período transitório pode ser difícil. A maior parte dos meninos cresce muito rápido, antes de ganhar volume muscular e corporal.

Nessa fase, o apoio da família e de um profissional da área psicológica são importantes. A família deve servir de alicerce para que o jovem saiba quais caminhos deve seguir, enquanto o psicólogo o ajudará a tomar a melhor posição diante dos acontecimentos.

E aí, gostou da matéria? Deixe um comentário! E não esqueça de acompanhar nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
iniciação sexual
puberdade
acne

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ