Criança

12/08/2015 06:16 - Atualizado em 01/10/2016 02:51

Vacinação contra poliomielite começa neste sábado

36ª Campanha Nacional de Vacinação reitera que a imunização é a única forma de proteger as crianças da paralisia infantil.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite começa no próximo sábado, 15 de agosto, em todo o Brasil, e segue até o dia 31. A meta deste ano é proteger mais de 12 milhões de crianças contra a paralisia infantil.

A doença já foi erradicada no Brasil, mas, para evitar a reintrodução do vírus no país, é fundamental que os pais levem seus filhos com idade entre 6 meses e 5 anos para receber a imunizaçãoJuntamente com a vacinação contra poliomielite, ocorrerá a Campanha Nacional de Multivacinação, uma oportunidade para os pais atualizarem a carteira de vacinação dos filhos.

vacinacao contra poliomielite bebe recebendo gotinha

Entenda a doença

A poliomielite, conhecida no Brasil como paralisia infantil, é causada por um vírus que afeta o sistema nervoso, ocasionando a paralisia dos membros. Apesar de as crianças infectadas não irem a óbito imediatamente, acabam tendo que conviver com sérias lesões e necessitam de cuidados durante toda a vida.

Os primeiros sintomas da doença envolvem paralisia flácida de início súbito, atingindo os membros inferiores com flacidez muscular e sensibilidade. Nas formas não paralíticas, febre, mal-estar, dor de cabeça, vômitos e rigidez na nuca são algumas características.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), entre os anos de 2013 e 2014, dez países registraram casos do vírus. Felizmente, desde 1989 não foram registrados casos em território nacional. O sucesso das últimas campanhas de vacinação colaborou efetivamente para a erradicação do vírus no Brasil. Esta é a 36º ano de campanha e o 26º livre da doença.

5 dúvidas sobre a vacinação contra poliomelite

1. Existe outra maneira de se prevenir contra a poliomielite?

A vacinação é a única forma de prevenção contra a paralisia infantil. A doença, inclusive, não possui tratamento, portanto a imunização é a melhor forma de proteger a criança.

2. Por que meu filho deve tomar a vacina, se não há mais casos da doença no Brasil?

Apesar de não haver casos registrados no Brasil, é fundamental que as crianças estejam imunizadas, devido ao fluxo internacional de entradas e saídas do país. Assim, elas ficam protegidas em qualquer contato. O Ministério da Saúde afirma que, até que ocorra a certificação mundial do fim da doença, a prevenção deve ser mantida.

3. Onde devo levar meu filho para se vacinar?

A campanha de vacinação contra poliomielite ocorre em postos de vacinação de todo o país pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

4. Quantas doses da vacina a criança deve receber?

Crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos de idade deverão receber uma dose de vacina oral, que corresponde a duas gotinhas.

5. Quão eficaz é a vacina?

A vacinação contra poliomielite confere imunização contra os três sorotipos do poliovírus (1, 2 e 3) e sua eficácia vai de 90% a 95%, com uma imunidade de longa duração.

Informe amigos e familiares que tenham crianças de até 5 anos sobre a vacinação. Com a ajuda de todos, o Brasil continuará fora do mapa da doença, garantindo um ambiente mais saudável para todas as crianças! E lembre-se que você sempre confere outras dicas de saúde aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
imunização
paralisia infantil
pólio
gotinha

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ