Criança

28/06/2015 05:11 - Atualizado em 07/12/2016 09:25

Vacina contra HiB protege de doenças infecciosas

A vacina combate a bactéria que contribui para o surgimento de pneumonia, meningite e até mesmo leucemia.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A vacina contra a bactéria HiB faz parte do calendário de vacinação dos bebês, devendo ser feita em três doses a partir dos dois meses de idade. A injeção é indicada para a imunização de crianças contra as doenças causadas pela bactéria, que incluem pneumonia, meningite e até mesmo leucemia.

É importante manter a caderneta de vacinação das crianças em dia para evitar não só uma série de doenças e problemas de saúde durante a infância, mas também para garantir o desenvolvimento e o crescimento correto. Isso também ajuda a fortalecer o sistema imunológico até na fase adulta.

Benefícios da vacina contra HiB

A vacina contra a bactéria Hemophilus influenzae B, ou HiB, protege as crianças contra meningite, pneumonia, otite e outras infecções causadas pelo germe. O medicamento estimula a produção de anticorpos, promovendo uma imunidade ativa contra a bactéria. Além disso, também ajuda a imunizar contra difteria, tétano, coqueluche e hepatite B.

hib

Segundo um estudo feito por pesquisadores americanos, alemães e ingleses, publicado na revista Nature Immunology, a vacina também reduz em 20% as chances de as crianças terem leucemia linfoide aguda, tipo de câncer mais comum na infância.

Isso ocorre porque a infecção pela bactéria HiB desencadeia uma forte reação no sistema imunológico, provocando a ativação de enzimas que causam mutações em alguns tipos de células sanguíneas e as tornam malignas. Essa condição faz com que crianças entre 5 e 7 anos se tornem mais propensas a desenvolver leucemia.

A vacinação é oferecida no sistema público de saúde através da vacina pentavalente. Ela é feita em três doses nas crianças - aos 2, aos 4 e aos 6 meses. A aplicação ocorre via intramuscular, numa dose de 0,5ml.

Não existem contraindicações, mas, como com qualquer medicamento, a criança pode apresentar reações adversas leves. Febre de até 39ºC, eritema e dor no local da injeção são normais. Com menos frequência, observam-se febre acima de 39ºC, vômitos, diarreia, enduração, edema ou sensação de calor no local, urticária, erupção na pele e choro incomum.

Saiba mais sobre a bactéria HiB

A bactéria Haemophilus influenzae (Hi) é responsável pela morte de crianças em todo o mundo, principalmente das com menos de 5 anos. Existem vários tipos de Hi, mas as doenças mais graves são causadas pela Hi tipo B, chamada de HiB.

Os fatores de risco são:

- Idade inferior a 2 anos

- Baixo nível socioeconômico

- Moradia em locais com elevada densidade populacional

- Doenças de imunodeficiência, virais ou do sangue.

O aleitamento materno até os 6 meses de idade protege as crianças contra as doenças.

As vacinas do seu filho estão em dia? Deixe seu comentário! E aproveite para conferir mais dicas de saúde infantil aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
vacinação
meningite
pneumonia
leucemia

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ