Criança

06/05/2015 10:23 - Atualizado em 05/11/2016 11:32

Subnutrição põe em risco o futuro das crianças

A deficiência de nutrientes causa doenças, afeta o crescimento e leva à morte de milhões de crianças todos os anos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A subnutrição é um problema grave que atinge milhões de crianças e adultos em todo o mundo, tanto em países desenvolvidos quanto em subdesenvolvidos. Em geral, pode ser causada por dois fatores: a alimentação deficiente ou a falta de alimentos.

Além do emagrecimento e da incapacidade de desenvolvimento e crescimento adequados, a deficiência de nutrientes pode acarretar uma série de doenças, e inclusive levar à morte. As crianças são as principais vítimas. O tratamento deve ser feito por profissionais da saúde, por meio de terapia nutricional.

Principais causas da subnutrição

A subnutrição ocorre quando a alimentação não fornece os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. Quase 870 milhões de pessoas sofrem do problema no mundo, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

subnutricao

O continente com maior número de pessoas subnutridas é a Ásia, seguido pela África, que tem aumentado os índices nos últimos anos. Conforme os dados, 852 milhões de pessoas subnutridas estão em países em desenvolvimento, representando 15% da população. Mas há cerca de 16 milhões de pessoas nessa situação que vivem em países desenvolvidos.

Alguns fatores contribuem para o agravamento dos casos de subnutrição, como o aumento da população, a má distribuição de renda, sistemas precários de distribuição de água e alimentos, desastres naturais e baixa escolaridade.

A pouca ou nenhuma ingestão de alimentos que são fontes de nutrientes impossibilita que a criança cresça e desenvolva o corpo e o cérebro. Além disso, pode causar uma série de doenças, como raquitismo, escorbuto, dores de cabeça, osteoporose e cegueira noturna. É ainda uma das principais causas de morte de crianças em alguns países.

Entre os diversos problemas gerados pela subnutrição está a deficiência de vitamina A, que atinge diretamente os tecidos, principalmente o dos olhos. Como essa vitamina também fortalece o sistema imunológico, a criança fica mais propícia à contaminação por doenças infecciosas.

Também causa apatia, prostração e desmaios, já que o cérebro utiliza apenas a glicose como fonte de energia, e esse é o primeiro nutriente a faltar em uma dieta reduzida. Ainda ocorre a redução do tecido adiposo, pois as proteínas dos músculos e do fígado passam a ser a fonte final de energia. A força muscular é reduzida e o quadro pode agravar para a morte.

Muitas vezes, a subnutrição é confundida com a desnutrição. Apesar de os dois problemas serem graves, eles são diferentes. Uma pessoa subnutrida come menos que o necessário, não ingere a quantidade diária de calorias e sofre pela falta de alimento.

Já a desnutrida pode comer o suficiente e até mesmo em quantidade superior ao necessário, mas não consome todos os nutrientes que o organismo precisa. Por isso, é possível ser uma pessoa obesa e desnutrida.

Nos dois casos, o organismo fica deficiente e incapaz de funcionar corretamente, tornando o indivíduo mais suscetível a doenças.

Como identificar e tratar a subnutrição

Os principais sinais da subnutrição são o emagrecimento excessivo, a incapacidade de crescer e de se desenvolver dentro da taxa esperada, mudanças de comportamento, alterações no cabelo e na cor da pele, entre outros.

O tratamento deve ser administrado apenas por um profissional qualificado, que identifica a melhor forma para a criança retomar o peso e os nutrientes da maneira mais saudável possível. Em geral, é feita uma terapia nutricional, com uma dieta e suplementação que possibilitam a reposição, a manutenção e a reserva adequada de nutrientes no organismo.

Gostou da matéria? Então deixe um comentário! E não esqueça que você sempre encontra dicas de nutrição aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
alimentação infantil
fome
desnutrição
desenvolvimento infantil

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ