Criança

22/01/2015 11:19 - Atualizado em 21/12/2016 12:39

Sintomas de sarampo: Identifique a doença que afetou a Disney

O aparecimento de manchas avermelhadas pelo corpo é um dos sintomas de sarampo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Os sintomas de sarampo envolvem manchas avermelhadas que começam a aparecer na região da face e logo se espalham pelo corpo. Causando febre, tosse, sensação de mal-estar, falta de apetite e coriza, a doença pode levar a complicações graves, como pneumonia.

sintomas-de-sarampo

Causado pelo vírus Morbili, o sarampo é espalhado através do contato com as secreções espelidas pelo espirro ou pela tosse. O tempo de incubação do vírus é de 12 dias e ele pode ser transmitido até mesmo antes de os sintomas de sarampo aparecerem.

Conheça os sintomas de sarampo

Os sintomas de sarampo são desagradáveis e podem ser aliviados com medicamentos, repouso, consumo de água e alimentos leves e saudáveis. Para não passar a doença, não compartilhe toalhas e utensílios como copos, pratos e talheres.

Aparecem manchas avermelhadas pelo corpo. Elas costumam surgir primeiro no rosto, depois seguem pelo resto do corpo, em direção aos pés. Também podem aparecer manchas brancas por dentro das bochechas, problema conhecido como exantema de Koplik.

As principais complicações da doença podem ser otite, pneumonia e a encefalite. Em grávidas, a doença pode causar o aborto ou o parto antes do tempo previsto.

Melhora dos sintomas de sarampo

O tratamento envolve o alívio dos sintomas. Para se sentir melhor, o paciente com os sintomas de sarampo deve repousar, tentando fazer o mínimo de esforço, beber bastante água, priorizar alimentos leves e lavar os olhos com água morna. Para diminuir a febre, os antitérmicos são indicados.

A vacina é a forma segura de prevenir a doença. Ela é eficaz em 97% por casos e deve ser aplicada assim que a criança completar nove meses de vida. Os principais efeitos colaterais são falta de apetite, manchas na pele, dores, sensação de queimação, inchaço no local onde foi feita a vacina, febre e dor de cabeça.

Como evitar o sarampo

Confira a cartela de vacina de seus filhos. Assim, você evita esquecimentos e ajuda a proteger as crianças de doenças.

Identificar as doenças que estão afetando os amiguinhos de seus filhos ajuda a prevenir o contágio. Se for confirmado o aparecimento de sarampo, procure evitar o contato entre eles.

Assim que manchas vermelhas aparecerem no corpo de seu filho, leve-o para o médico e espere a análise. Dessa forma, você evita que a doença traga consequências graves, como otite e pneumonia.

Não viaje para os locais onde você ouviu falar que está acontecendo o contágio da doença. Remarque o passeio e deixe a saúde de você e sua família intacta.

Recentemente, por exemplo, foram confirmados casos de sarampo na Disney, durante o mês de dezembro de 2014. Estipula-se que 35 pessoas tenham contraído a doença no estado da Califórnia. No Brasil, em 2013 foram confirmados 220 casos de sarampo.

Para evitar o contágio, a vacina tríplice viral é indicada. Ela protege contra sarampo, rubéola e caxumba, três doenças infantis.

Gostou das dicas de saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
sintomas
vacinação
saúde infantil
sarampo

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ