Criança

01/08/2014 10:30 - Atualizado em 03/12/2016 02:52

Saúde infantil: Descubra os sinais da puberdade precoce

Pais devem ficar atentos aos sinais da puberdade precoce.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você sabe o que é puberdade precoce? Saiba mais sobre essa manifestação e fique atento aos sinais e problemas que ela pode oferecer.

O que é e quais os sinais da puberdade precoce?

A puberdade é a fase em que meninos e meninas deixam de ser crianças e começam a ganhar características de adultos, através do desenvolvimento sexual secundário. Mas os pais devem ficar atentos aos sinais, pois quando isso acontece antes dos 8 anos de idade nas meninas e dos 9 anos nos meninos, pode haver sinais da puberdade precoce.

Puberdade precoce
Puberdade precoce pode ser identificada antes dos 8 ou 9 anos. Foto: Shutterstock
 
É preciso ter cuidado e prestar atenção nos sintomas apresentados porque, se não tratados, podem trazer prejuízos futuros para o crescimento saudável de meninos e meninas. Entre as complicações que uma criança pode desenvolver estão: baixa estatura quando adultos, baixa autoestima, maior tendência à obesidade e aumento do risco de câncer de mama. E ainda doenças mais sérias como cardíacas, diabetes, articular, compressão da medula espinhal, deformidades faciais e em extremidades e defeitos da visão.

Quanto mais cedo é feito o diagnóstico, mais fácil e efetivo é o tratamento. Daí vem a importância de identificar os sintomas apresentados. 

Sintomas

A puberdade precoce pode ser diagnosticada através do histórico clínico do paciente, de exame físico e de exames complementares como os hormonais ou de imagens. Além, é claro, de poder ser percebida pelos próprios pais. Se o desenvolvimento físico da criança estiver acontecendo muito cedo, é bom ficar atento.

Meninas: os sinais de puberdade precoce mais claros são o crescimento das mamas e dos pelos genitais. Além deles, outro sintoma é a primeira menstruação, conhecida como menarca, que deve acontecer entre os 9 e 16 anos de idade.

Meninos: o crescimento do tamanho do pênis, dos pêlos no rosto e a alteração da voz, como também a altura, são sinais aos quais se deve ficar atento.

Causas

Não existe uma causa conhecida para o desenvolvimento da puberdade acontecer de forma precoce. Pode acontecer em casos de baixo peso no nascimento, obesidade ou exposição a substâncias químicas que alteram os estrogênios. Outras causas menos frequentes são lesões cranianas, tumores no sistema nervoso central e tumor nos ovários ou nos testículos. As meninas têm probabilidade de 10 a 20 vezes maior de se desenvolver precocemente dos que os meninos.

Tratamento pode amenizar sinais da puberdade precoce

Existem alguns tratamentos que podem ser feitos. Se a puberdade precoce causar transtornos psicológicos para as crianças e ainda oferecer riscos para o seu desenvolvimento e crescimento saudável, é possível recorrer a alguns métodos que podem ajudar ou pelo menos amenizar os sintomas.

O tratamento varia de acordo com a causa. O tipo mais comum é o uso de medicações para o bloqueio hormonal, o bloqueio da ação dos estrogênios ou da testosterona. Para amenizar os sinais da puberdade precoce, como as cólicas menstruais nas meninas e o surgimento de acnes nos meninos, é recomendado fazer atividades físicas regularmente e evitar comer gorduras, frituras, doces e refrigerantes.

Não existe uma forma de prevenir essa precocidade. Mas com a tendência da puberdade acontecer cada vez mais cedo nos dias atuais, é muito importante observar constantemente o desenvolvimento físico das crianças e procurar auxílio médico no caso de qualquer sinal fora do normal.

Dicas de Cris Polis sobre comportamento infantil para ajudar seu dia a dia

Achou o texto interessante? Então deixe seu comentário e compartilhe sua experiência no nosso fórum.

TAGS
puberdade
menstruação
puberdade precoce

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ