Criança

24/06/2015 10:54 - Atualizado em 09/12/2016 06:56

Saúde da criança se beneficia do contato com a terra

Se sujar enquanto brinca faz bem à saúde da criança, mas pais devem conhecer os limites.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você é do tipo de pai que repreende o filho quando ele se suja ao brincar? Não acha bonito ver as manchas de terra nas mãos e na boca? Saiba que um pouquinho de sujeira não faz mal a ninguém, pelo contrário, contribui ainda mais para a saúde da criança. Não lhe parece lógico?

Cada vez mais, há o entendimento de que deixar os pequenos andarem de pés descalços em locais apropriados e brincar no barro são formas de fortalecimento do sistema imunológico infantil.

Entrar em contato com os micro-organismos presentes na natureza pode levar a imunidade natural da criança, que ainda está se desenvolvendo, a funcionar de forma correta. O organismo cria anticorpos e aprimora a capacidade de combater germes e bactérias. Assim, os pequenos tem maior resistência quando adquirem uma infecção e a saúde da criança fica mais protegida.

saude da crianca

Sujeira como aliada da saúde da criança

Aquela sujeira proveniente da natureza, como o barro, a argila, a areia e a terra são fundamentais para a criança. Apesar de causar dor de cabeça nos pais que gostam de ver seus filhos sempre limpinhos, o contato com o meio ambiente fortalece o sistema imunológico, prevenindo doenças e diversas alergias.

Em 1989, o médico David Strachan, da Inglaterra, desenvolveu a Teoria da Higiene. Segundo os seus estudos, as crianças que vivem em locais muito limpos e esterilizados são mais sensíveis e propensas a ficarem doentes.

Quando os bebês nascem, estão protegidos pelos anticorpos recebidos da mãe durante a gestação. No entanto, ao atingirem o nono mês de vida, já não possuem mais essa proteção.

Viroses, infecções, alergias e outros problemas causados por vírus e bactérias são comuns em crianças. Mas no meio ambiente existem inúmeros agentes e micro-organismos que ajudam a amadurecer as funções do sistema imunológico, protegendo o organismo e fortalecendo a saúde da criança.

O aleitamento materno e alimentação saudável são fundamentais para fornecer ferro e vitaminas ao bebê, desenvolvendo as capacidades imunológicas. Complementando isso, as vacinas garantem proteção contra os vírus e bactérias que causam infecções, diminuindo os riscos de contrair uma doença.

Mais cuidados com a saúde da criança

Brincar na terra e se sujar são hábitos saudáveis, mas deixar os pequenos sujos não. É por isso que, após o momento de contato com a natureza, é fundamental que os pais estimulem a limpeza das mãos e dos pés dos filhos. Para preservar a saúde da criança, ela deve tomar banho após a brincadeira e ficar limpinha.

Conforme o sistema imunológico vai se desenvolvendo naturalmente, os pequenos ficam mais resistentes às infecções. Os pais devem proporcionar as condições para que essa etapa ocorra naturalmente, não impedindo que seus filhos desfrutem dos momentos ao ar livre com direito a banho de lama e areia. Mesmo com o trabalho para limpá-los depois, a saúde da criança agradece.

É claro que não basta deixar se sujar. Comidas ricas em proteínas e vitaminas, hidratação constante com água, roupa limpinha e agasalhos são fundamentais para proteger os pequenos, principalmente nas estações frias.

No inverno, a brincadeira com terra deve ser mais leve e os pés devem estar sempre quentinhos e calçados. E nada de deixar ingerir comida do chão ou areia do parquinho. Não é nem um pouco saudável.

Que tal seguir essas dicas para cuidar melhor da saúde do seu filho? Deixe um comentário! E fique por dentro das novidades que encontra aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
filhos
brincadeiras
saúde infantil
anticorpos

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ