Criança

09/01/2015 11:24 - Atualizado em 07/12/2016 12:01

Recém-nascido: Confira 9 cuidados importantes com o bebê

Amamentação, sono e troca de fraldas são as principais dúvidas em relação aos cuidados com o recém-nascido.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Nem só de expectativas boas se faz a chegada do bebê na vida dos pais. As dúvidas quanto aos cuidados com o recém-nascido também se destacam nesse momento, principalmente quando esse é o primeiro filho.

No entanto, com algumas dicas básicas, é possível tirar de letra os cuidados básicos com o recém-nascido. Confira as respostas às principais dúvidas dos pais de primeira viagem para que você possa curtir melhor as primeiras semanas do bebê em casa.

Recém nascido

Dicas para cuidar do recém-nascido

Amamentação

O recomendado é que até os seis meses o bebê seja alimentado apenas com o leite materno, alimento completo que contém todos os nutrientes necessários para o primeiro semestre de vida do pequeno.

O leite materno é composto por 90% de água. Por isso, é essencial que a mãe se mantenha hidratada e se alimente de forma adequada, com variedade de alimentos e líquidos.

Sono

Não se surpreenda se as horas com o recém-nascido acordado sejam raras nas primeiras semanas de vida. Nesse período, eles dormem cerca de 90% do tempo e só permanecem acordados para mamar.

Os períodos de sono costumam se encurtar gradativamente até alcançar sua normalidade em torno dos seis meses de idade.

Cólicas

Esse é um dos maiores e mais comuns incômodos que atormentam o recém-nascido. Se o bebê chorar e estiver em uma temperatura agradável, alimentado e com a fralda limpa, comece a suspeitar que possa ser cólica. Massagens na barriguinha do pequeno e até uma bolsinha de água quente podem aliviar a dor. Para utilizar medicações, siga as orientações do pediatra.

Refluxo

Para evitar o problema, preste atenção à posição da mãe e do bebê na hora da amamentação. Além disso, não deixe de colocar o pequeno para arrotar por cerca de 10 minutos logo após a mamada.
Banho

O recém-nascido deve ter sempre cabeça e tronco higienizados com um sabonete neutro. Para enxugá-lo, utilize uma toalha felpuda e tenha à mão uma fralda de pano macio para limpar os ouvidos. Cotonetes podem machucar o canal auditivo do bebê, que é pequeno e sensível.

Nas meninas, a higiene íntima deve ser feita entre os grandes lábios, sempre no sentido da frente para trás para evitar a contaminação com bactérias do ânus.

Higiene bucal

Uma solução de meio copo de água e uma colher rasa de bicarbonato de sódio utilizada com um pedaço de algodão já é suficiente para limpar as gengivas do recém-nascido e deixar o pH da boca desfavorável para a proliferação de fungos.

Assaduras

Para prevenir assaduras, o segredo é secar bem a área genital do bebê com uma fralda de pano macia e passar uma camada generosa de pomada contra assaduras a cada troca de fraldas.

Roupas

Não tenha medo de vestir o recém-nascido conforme a sensação térmica percebida pela mãe. Encher o pequeno de roupas em um dia quente vai fazer com que ele se irrite e chore, além de facilitar o aparecimento de alergias.

Passeios

Espere as primeiras doses de vacinas para levar o recém-nascido a lugares públicos. Nas primeiras semanas de vida, o bebê precisa de tranquilidade. Prefira passeios mais calmos e confortáveis, como a casa dos avós ou dos padrinhos.

Gostou das dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
bebê
maternidade
gravidez
saúde

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ