Criança

26/08/2014 02:01 - Atualizado em 01/12/2016 02:15

Primeiro sinal da dislexia infantil é o déficit no rendimento escolar

Dislexia infantil deve ser tratada desde cedo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Dislexia infantil é quando a criança possui um distúrbio de aprendizagem em áreas como a leitura, soletração e escrita. Esse problema normalmente é detectado nas crianças no início da alfabetização.

De acordo com a Associação Brasileira de Dislexia (ABD), o primeiro sinal da dislexia infantil é o déficit no rendimento escolar. Depois disso, o diagnóstico preciso do problema deve ser alcançado por uma equipe multidisciplinar, formada por neuropsicólogos, fonoaudiólogos e psicopedagogos.

5 dicas para lidar com a dislexia infantil

1 - Entenda o que é a dislexia infantil

A dislexia infantil faz com que as crianças tenham dificuldades para copiar textos do quadro, formar palavras e escrever frases com sentido. Se seu filho não consegue acompanhar o resto dos colegas e possui um rendimento escolar diferente dos demais, isso pode ser um sinal. Não conseguir terminar as atividades em aula, não copiar o dever de casa e não ter a capacidade de interpretar um texto quando o lê também podem ser indícios da dislexia.

dislexia-infantil

2 - Repare nos sintomas

Na alfabetização, surgem os primeiros sintomas. Mas, entre os 7 e 8 anos, podem surgir também outros sinais decorrentes da primeira infância. Nessa faixa etária, as crianças que possuem problemas com a dislexia normalmente são bastante dispersas, possuem dificuldade de memorizar o alfabeto e fazer rimas.

dislexia

3 - Não culpe a criança

Muitas pessoas acham que a dislexia infantil é decorrente de uma má alfabetização, desmotivação escolar e desatenção dos alunos. Entretanto esse problema não tem relação nenhuma com isso. Esse distúrbio não significa baixa inteligência. De fato, na verdade, a ABD indica que disléxicos costumam ter Quoficiente de Inteligência (QI) maior do que a média. Trata-se de uma questão de base neurológica, com uma incidência do fator genético.

4 - Compreensão de textos é o problema

A dislexia infantil não é um problema que afeta apenas o português, outras matérias escolares também saem prejudicadas no aprendizado. Geografia, história, ciências também são difíceis para as crianças. Isso porque todas as matérias possuem códigos linguísticos, o que para a criança que tem dislexia acaba se tornando impossível de compreender.

5 - Como é a dificuldade do disléxico

A dificuldade de uma criança que possua a dislexia está no fato de não conseguir interpretar a decodificação dos sons linguísticos. Isso significa que, quando ela lê uma informação, não consegue armazenar e nem entender o sentido.

Tratamento da dislexia infantil

A dislexia infantil precisa ser investigada desde os primeiros sintomas. Conversar com os professores do seu filho, para ver por que ele está sempre atrasado em relação ao resto da turma, é um modo de descobrir o que está acontecendo.

Mas lembre sempre: a culpa não é do aluno. A dislexia não tem relação com a inteligência. Algumas dicas para que você ajude a criança a compreender os conteúdos: ler bastante para os filhos, conversar, fazer perguntas e esperar a resposta calmamente.

Não pense que a dislexia é um problema que deve ser tratado para o resto da vida. Quanto mais cedo o distúrbio for detectado, antes começa o tratamento. Os métodos utilizados vão ser feitos através de uma equipe multidisciplinar, o que envolve fonoaudióloga, psicóloga, neuropsicológica, psicopedagoga e é claro, a própria escola. Desse modo, o cérebro da criança cria métodos próprios para conseguir cumprir as atividades e assim, superar o problema.

Gostou das dicas? Compartilhe!

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ