Criança

13/03/2015 01:45 - Atualizado em 10/12/2016 07:27

Previna a infecção pulmonar no seu filho: Veja os cuidados

Manter hábitos de saúde e higiene ajuda a evitar a infecção pulmonar nas crianças.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A infecção pulmonar é uma das enfermidades mais frequentes em crianças, pois o sistema respiratório ainda não está totalmente desenvolvido e forte nos primeiros anos de vida. As doenças mais comuns são as virais e as bacterianas. Saiba reconhecer os primeiros sinais para evitar complicações mais sérias.

infeccao pulmonar

Causas e consequências da infecção pulmonar

As doenças que mais afetam o sistema respiratório das crianças são as infecções. As virais são resfriados, faringites, amigdalites, laringites e bronquiolite. Essa última afeta os lactentes, levando a um quadro de chiado, tosse e falta de ar. Já as infecções causadas por bactérias são amigdalites, sinusites, broncopneumonias e pneumonias.

Os sintomas que a infecção pulmonar apresenta são tosse seca ou com catarro de forma excessiva, falta de apetite, febre, dor de cabeça, dor torácica, coriza, dificuldade para respirar e respiração rápida ou superficial.

Todos esses sinais podem estar presentes também num caso de gripe, otite ou resfriado comum. Porém, quando a febre dura mais de cinco dias, pode ser sinal de que o micro-organismo que gerou a doença tenha chegado aos pulmões.

Se uma infecção pulmonar não é tratada corretamente e logo nos estágios iniciais, ela pode acabar evoluindo para complicações mais graves. Alguns exemplos de agravamentos são pneumotórax, abscesso, insuficiência respiratória e até sepse, com risco de morte. Em crianças, as chances de complicações são ainda maiores.

Tratamentos e prevenção da infecção pulmonar

Geralmente, o tratamento da infecção pulmonar é feito com antibióticos, repouso, hidratação e, em alguns casos, fisioterapia respiratória. Para identificar o melhor método a ser utilizado, é avaliado o tipo de agente causador da infecção, a partir de exames.

Quando é feita a prescrição indiscriminada de antibióticos, isso pode tornar as bactérias mais resistentes aos medicamentos, favorecendo a instalação e a cronicidade de outras doenças no futuro. Por isso, é indispensável o acompanhamento médico.

A hidratação também é fundamental para a recuperação das crianças, pois ajuda a eliminar as impurezas e limpar o organismo. Além disso, assoar o nariz e pingar gotas de soro fisiológico nas narinas auxilia a eliminar as secreções e facilita a respiração.

Outra dica é dormir com um travesseiro alto, evitando que o nariz da criança fique entupido. Isso vai garantir uma noite melhor e mais tranquila de sono, o que também ajuda na recuperação.

Para prevenir qualquer tipo de infecção pulmonar, os profissionais da saúde indicam manter a vacinação infantil em dia para fortalecer a imunidade e combate vírus causadores de problemas como pneumonia, por exemplo. O uso de antibióticos adequados na fase inicial de infecções também ajuda a evitar casos futuros.

Alguns cuidados básicos no dia a dia das crianças contribuem para manter os pequenos longe de qualquer doença. A prática regular de exercícios físicos ajuda a fortalecer o coração e pulmão. Além disso, evitar o fumo (inclusive passivo), beber muito líquido, ter uma alimentação equilibrada e lavar as mãos com frequência evita infecções.

Gostou das dicas de saúde infantil? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
sistema respiratório
pneumonia
pulmões
sintomas

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ