Criança

11/04/2015 05:10 - Atualizado em 03/12/2016 08:30

Poeira da casa prejudica a saúde das crianças

Partículas cancerígenas podem estar presentes no pó, que é combatido com a limpeza da casa.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Nunca foi tão importante manter a casa limpa. Se você tem filhos pequenos, o combate à poeira é fundamental. Você sabia que materiais cancerígenos podem nem ser percebidos, acumulando-se no pó sobre a estante ou mesmo na roupa?

Um dos principais perigos da poeira é a capacidade de juntar partículas de tabaco. No ar, a fumaça do cigarro acaba sendo levada para lugares distantes e prejudica a saúde, principalmente dos pequenos. Confira a seguir como combater esse problema e saiba que outros transtornos o pó provoca para você e sua família.

poeira

O pó que causa câncer

Mesmo que você não conviva com fumantes, o que daria o status de fumante passivo, os prejuízos do cigarro podem acabar afetando sua saúde. Segundo uma pesquisa feita na Universidade York, no Canadá, crianças que não têm pais fumantes também correm risco de câncer.

Acontece que os restos químicos do tabaco atingem os lares através da poeira. O vento faz com que os agentes tóxicos se espalhem no ar e grudem nas roupas e na mobília. Nessas toxinas, estão presentes materiais cancerígenos, passados de fumantes para não fumantes.

A inalação passiva da fumaça do cigarro é causa de centenas de milhares de mortes no mundo. Crianças entre um e seis anos de idade encontram-se no grupo de risco, pois estão constantemente expostas aos resíduos no pó doméstico e nos ambientes externos onde brincam.

Dessa forma, o próprio lar se torna um dos ambientes mais propensos ao fumo passivo.

Quantos cigarros são jogados no chão todos os dias? Não dá para contar, mas esse é o início da distribuição de toxinas. A partir daí, as partículas cancerígenas se espalham no ar e chegam até as casas. Amostras de pó doméstico foram coletadas pelos pesquisadores de York, que comprovaram seu potencial contaminante.

Combata os prejuízos da poeira

Não é apenas a poeira com resíduos de cigarro que prejudica a saúde. Quando inalado em grande quantidade no dia a dia, o pó pode ficar grudado nas mucosas respiratórias, afetando diretamente o pulmão. Além disso, os olhos e a pele também podem sofrer com a irritação que ele provoca.

Crianças ativas, que costumam brincar dentro e fora de casa, estão sempre sujeitas a uma infecção por meio do pó. Rinite e bronquite, por exemplo, são doenças crônicas que começam a se manifestar já na infância e são agravadas pela sujeira.

Quando atinge os pulmões, a poeira pode afetar a elasticidade e toda a estrutura do órgão, podendo levar ao desenvolvimento de câncer ou de doenças respiratórias. Se acontece um processo de inflamação, o funcionamento pulmonar é afetado e aumenta a produção de secreções, que obstruem as vias aéreas e desencadeiam crises.

A melhor forma de combater os prejuízos causados pelo pó é mantendo um ambiente limpo, principalmente se já há propensão a alergias. Na hora da faxina, prefira sempre o aspirador de pó ou um rodo com pano úmido. A vassoura é inimiga dos alérgicos, pois levanta os resíduos e aumenta o risco de infecções respiratórias.

Além da limpeza doméstica, crianças que sofrem com asma e problemas crônicos devem sempre manter o tratamento em dia.

Como você faz para evitar as crises de rinite e de asma no inverno? Conte para nós! E não esqueça que sempre há novidades de saúde aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
rinite
tabaco
asma

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ