Criança

12/02/2016 04:00 - Atualizado em 05/12/2016 11:59

Pediculose: Extermine os piolhos com receitas caseiras

Usar um pente fino ajuda a remover piolhos e lêndeas do cabelo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Sabe aquela coceirinha na cabeça da criança? A infestação de piolhos é chamada de pediculose e costuma ser bastante comum na fase escolar, para a preocupação de pais e mães.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o quadro se caracteriza por coceira intensa e pequenos ferimentos na cabeça. Ele pode ser confirmado pela presença de lêndeas (ovos brancos) e piolhos no couro cabeludo. A boa notícia é que o problema tem tratamento.

menino com pediculose

Sintomas e tratamento da pediculose

A contaminação se dá por meio do contato direto com pessoas infectadas. Compartilhar objetos pessoais, como escovas de cabelo e toalhas, ou mesmo abraçar um coleguinha durante uma brincadeira já pode ser suficiente.

Os principais sintomas da pediculose são a coceira constante, a presença de lêndeas e piolhos na cabeça, machucadinhos no couro cabeludo e ínguas atrás das orelhas e na nuca. O tratamento recomendado pela SBD é o uso de produtos específicos para o extermínio dos parasitas. Podem ser sabonetes ou shampoos.

Pentear os cabelos com pente fino é outra indicação da entidade. Após o uso do medicamento recomendado pelo dermatologista, algumas lêndeas ainda podem sobreviver e eclodir, dando origem a novos parasitas. Por isso, penteie os cabelos do seu pequeno com frequência e verifique a raiz à procura de pontinhos brancos ou pretos.

Acabe com a pediculose de forma natural

Algumas receitas caseiras também podem ajudar no controle e no extermínio de lêndeas e de piolhos. Veja quais são elas.

1. Misture 50 mililitros de água e 50 mililitros de vinagre em um borrifador. Espalhe o líquido pelos cabelos e vista uma touca na cabeça da criança. Aguarde 30 minutos. Penteie bem e retire o produto com shampoo e água abundante. Essa dica não vale para os pequenos que estejam com o couro cabeludo machucado.

2. Separe um pente fino e passe uma linha entre os dentes do acessório, fazendo movimentos de zigue-zague. Penteie com cuidado. As lêndeas ficarão grudadas na linha. Lave o cabelo com água abundante logo em seguida. Esse procedimento pode ser feito diariamente, de preferência após a utilização do medicamento indicado pelo dermatologista.

3. Após a aplicação do medicamento e do pente fino, utilize o secador de cabelos em temperatura quente.

4. Lave os lençóis e as toalhas utilizadas pela criança. Utilize água quente sempre que possível. A combinação com o ferro de passar pode potencializar o resultado matando o restante das lêndeas que ainda possam estar depositadas na roupa de cama.

Viu como a pediculose não precisa ser um bicho de sete cabeças? Conte para nós o que você achou do artigo! E aproveite para conferir outras dicas de saúde para toda a família aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
lêndeas
pente fino
vinagre
cabelos

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ