Criança

06/12/2014 05:20 - Atualizado em 06/12/2016 12:21

Micose em crianças: Veja como prevenir

É preciso ter alguns cuidados com a higiene e ficar atento aos sinais de micose em crianças.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A micose é uma lesão bem comum, principalmente nas crianças. Por isso, é importante que os pais tomem alguns cuidados básicos e fiquem atentos a quaisquer sinais que seus filhos apresentem. O problema de pele é produzido por fungos que estão no solo, nos animais ou em outras pessoas. 

Na pele das crianças, as micoses aparecem principalmente em locais de dobras como virilha e espaço entre os dedos dos pés, onde tem maior retenção de suor, umidade e aumento de temperatura. O couro cabeludo também pode ser afetado por micoses.

O que causa a micose

A ocorrência das infecções aumenta no verão, quando tem mais gente em locais públicos, como piscinas, por exemplo. Muitas vezes, os pais acreditam que a micose seja transmitida dentro da água, mas na verdade o problema está no lado de fora, que geralmente é úmido e abafado, como os vestiários ou na borda da piscina.

micose

Os animais de estimação também podem transmitir a doença, principalmente os cachorros e gatos. Por isso, é importante sempre manter o bichinho limpo e levá-lo ao veterinário caso apresente algum sinal de micose.

Nas crianças pequenas, a infecção mais comum é o sapinho, sendo causado pela proliferação excessiva de fungos que já vivem no organismo. Nesse caso, pode causar lesões na boca e no bumbum da criança, mas que podem se espalhar pela pele, unhas e até no couro cabeludo.

O principal sinal que o problema apresenta é alteração na pele, como pequenas bolhas de água, descamação, vermelhidão e fissuras, além de coceira e ardência na região afetada. Quando ocorre no couro cabeludo, as crianças também perdem cabelo, chegando a ficar com falhas em algumas regiões da cabeça.

Como prevenir o problema

A micose em crianças é difícil de prevenir, mas com alguns cuidados é possível diminuir as chances de contrair. Como é uma doença contagiosa, é transmitida facilmente pelo contato de uma pessoa para outra. Os dermatófitos são bastante numerosos no tecido morto e o calor e a umidade são seus meios de cultivo. Então confira algumas formas de prevenção.

- Não leve animais de estimação à praia ou ao clube

- Troque as meias das crianças diariamente

- Deixe que elas andem descalças, mas em lugares limpos

- Prefira sandálias ou chinelos de borrachas em ambientes comunitários, como piscina e vestiários

- Seque bem a pele após o banho, principalmente nas dobras do corpo da criança

- Não permita que as crianças compartilhem objetos pessoais como toalhas , roupas e escovas de cabelo.

É comum que muitas pessoas confundam a micose com eczemas e psoríase, doenças de pele que podem ser contraídas pelas crianças. Por esse motivo, é importante sempre buscar orientação médica para fazer o diagnóstico correto e o tratamento adequado.

Gostou das nossas dicas de saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
saúde
criança
saúde infantil

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ