Criança

18/11/2014 11:11 - Atualizado em 03/12/2016 07:36

Meningite infantil: Veja como reconhecer os sintomas

Sensibilidade à luz e fortes dores de cabeça podem ser sinais de meningite infantil.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Embora a meningite também possa acometer os adultos, as crianças são mais propensas ao problema devido à imaturidade do sistema imunológico. É fácil de entender: causada geralmente por um vírus, bactéria ou fungo, a meningite infantil é caracterizada por uma infecção que provoca a inflamação da meninges, as membranas que envolvem e protegem o encéfalo. A maioria dos casos evolui como se fosse uma gripe, sem complicações, mas é preciso estar atento às variações da doença porque, em casos extremos, ela pode levar à morte.

Sistema nervoso é afetado pela meningite infantil

A meningite é uma doença ocasionada por um processo inflamatório fruto de uma infecção, afetando as membranas em torno do cérebro e da medula espinhal. Quem sofre as consequências desse processo geralmente é o sistema nervoso central.

meningite-infantil

Para definir o tipo de meningite, é preciso conhecer o agente causador da inflamação:

Meningite viral

Trata-se de uma variação mais comum e relativamente branda da doença. A inflamação provoca sintomas semelhantes aos da gripe, e é ocasionada pela infecção de um vírus. A meningite viral raramente oferece riscos ao organismo, sendo eliminada de forma natural - pelas fezes - após aproximadamente uma semana. Assim como acontece nos casos de gripe, antitérmicos e analgésicos podem ser utilizados para combater o prolema, fortalecendo o sistema imunológico.

Meningite bacteriana

Nesse caso, é preciso mais atenção e tratamento específico. O quadro pode ser crítico e, em alguns casos, causar danos graves ao sistema nervoso, deixando sequelas. Casos extremos podem resultar em óbito. Para o tratamento adequado, é importante conhecer o tipo de bactéria envolvida por meio de exames. O alto risco está relacionado à proximidade da inflamação a órgãos nobres do sistema nervoso central. Geralmente, a meningite bacteriana é classificada como emergência médica.

Sintomas da meningite infantil podem ser inespecíficos

Um dos grandes problemas no diagnóstico da doença consiste no fato de que os sintomas da meningite infantil tendem a ser pouco específicos, como dor de cabeça e febre. Essa situação pode acabar confundindo os pais, levando-os a atribuir os sintomas à gripe, por exemplo. Estar atento ao quadro clínico e encaminhar a criança imediatamente ao médico se a situação piorar é uma atitude fundamental para evitar complicações à saúde.

Febre e dor de cabeça podem ser sintomas

Se a doença for combatida no seu estágio inicial, aumentam as chances de evitar possíveis sequelas. Para isso, é necessário encaminhar a criança ao médico assim que os primeiros sintomas surgirem. Esteja atento a:

- Pescoço rígido

- Febre alta repentina

- Forte dor de cabeça

- Sensibilidade à luz

- Falta de apetite

- Dificuldade para movimentar o pescoço

- Vômitos e náuseas

- Confusão mental e dificuldade de concentração sem explicação

- Sonolência

- Convulsões

- Presença de manchas vermelhas ou rachaduras na pele.

Meningite infantil é contagiosa

A transmissão da meningite infantil ocorre na maior parte das vezes pelo contágio com gotículas de saliva, como as liberadas em espirros, porque as bactérias que causam a doença geralmente habitam as mucosas do nariz e da garganta. É possível portar a bactéria sem ficar doente e, mesmo assim, transmiti-la para as outras pessoas.

Alguns hábitos de higiente, como lavar as mãos frequentemente, manter a casa limpa e arejada, utilizar filtro para água potável e separar utensílios de uso pessoal, como talheres, podem contribuir para evitar a infecção.

Gosta das nossas dicas de saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
doença
meningite
saúde
crianças

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ