Criança

04/08/2014 09:00 - Atualizado em 02/12/2016 04:18

Guia do banho do bebê: Tudo o que você precisa saber

O banho do bebê precisa ser um momento relaxante para a criança e prático para os pais.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A hora do banho costuma ser uma festa para pais e bebês. Momento de deixar as crianças limpas, com aquele cheirinho gostoso que só elas têm. Mas muitas mães têm duvidas sobre a posição ideal, a temperatura da água, e sobre como tornar o banho do bebê um momento prazeroso, do qual ele sairá tranquilo e relaxado.

banho-no-bebê
A hora de dar banho no bebê pode ser um momento prazeroso. Foto: Shutterstock

Logo que os bebês chegam em casa após o nascimento, o banho deve ser o mais rápido possível, e não precisa ser diário. Conforme eles crescem e ganham autonomia dentro da banheira, os cuidados precisam ser redobrados e a forma de limpar a criança muda. Confira 8 dicas para não errar na hora do banho.

Dicas para o banho do bebê

- Prepare tudo o que você vai precisar para o banho do bebê antes de colocá-lo na banheira. Toalhas, sabonetes e shampoos neutros, cremes, fraldas e roupas limpas, e a água aquecida. 

-  Não ferva a água do banho, a menos que ela seja de poços artesianos. O risco de você errar na temperatura é maior deste jeito. 

- Utilize algum tipo de termômetro para medir a temperatura da água, que não deve estar fria ou quente demais. Alguns estudos mostram que 38º é o ideal para que o bebê consiga controlar a temperatura do corpo.

- Se o bebê estiver deitado na banheira, utilize uma quantidade de água suficiente para que ele fique coberto até os ombros, caso contrário ele passará frio. Em situações onde a criança já fica sentada na banheira, não ultrapasse a linha da cintura. 

- O horário ideal para o banho do bebê deve ser estabelecido por cada família, de acordo com a sua rotina. Os momentos indicados são no início ou no meio da tarde, quando a temperatura é mais alta, e o risco de hipotermia é menor. 

infográfico-banho-no-bebê
Infográfico sobre foto: Shutterstock

- Quanto aos shampoos e sabonetes, utilize quantidades pequenas. Use apenas algumas gotinhas nas dobrinhas, como axilas, glúteos, genitais e coxas, e na cabeça, dando uma leve massageada nos cabelos. 

- Ao finalizar o banho do bebê, enrole-o rapidamente em uma toalha macia, e deixe-o bem sequinho. As roupas e a fralda não devem ficar no banheiro, pois o ambiente é muito úmido e elas também ficarão. Mas mantenha tudo por perto, para que a criança não fique muito exposta ao frio correndo o risco de ficar com tosse.

- Em hipótese alguma deixe o bebê sozinho dentro da banheira. Uma criança pode se afogar em uma altura de 3 dedos de água, e em um tempo de 60 segundos. Depois de 2 minutos de submersão, ela perde a consciência e será preciso chamar o socorro médico.

Banho do bebê é um momento de cuidados

Você ainda pode utilizar brinquedos para fazer do banho do bebê um momento ainda mais agradável. Um carrossel que toque música, e até mesmo itens de borracha, como patinhos e bolinhas. Mas fique atento ao selo do INMETRO, que comprova a qualidade do produto. Alguns materias liberam substâncias químicas que podem ser tóxicas.

Observe as reações do bebê quanto a posição em que você o coloca. Como algumas peles são mais sensíveis do que outras, preste atenção também em possíveis manchas avermelhadas pelo calor ou arroxeadas pelo frio. O banho será cada vez melhor a medida que você e o seu bebê conhecerem um ao outro.

Saiba mais:

Desodorante infantil pode irritar pele

5 dicas para cuidar do bebê no inverno

Objeto de transição dá segurança à criança

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ