Criança

28/05/2015 02:56 - Atualizado em 10/12/2016 06:09

Fadiga, inchaço e palidez: Entenda os sintomas da leucemia infantil

As chances de cura aumentam quando o diagnóstico é precoce e o tratamento é imediato.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você sabia que fadiga, perda de peso ou apetite e dores nos ossos e nas articulações são alguns sintomas da leucemia infantil? Muitos dos sinais da doença são causados pela diminuição da quantidade de componentes do sangue.

De acordo com o Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAAC), somente em 2012, a leucemia infantil correspondeu a 33% dos casos de câncer nos jovens brasileiros. Porém, as chances de cura chegam a 83%, quando a doença é descoberta a tempo. Saiba como funciona o tratamento.

leucemia infantil

Como identificar a leucemia infantil

A causa da maioria dos casos de leucemia infantil é desconhecida. Esse tipo de câncer pode surgir devido à herança genética da criança, mas, na maioria das vezes, não há fatores de risco identificáveis. Conheça alguns sintomas da doença:

Fadiga e palidez

O câncer causa deficiência de componentes do sangue. Isso leva ao cansaço, à fraqueza e a tonturas, podendo estar associadas a falta de ar e a pele pálida.

Infecção e febre

A diminuição de leucócitos, atuantes no combate a infecções, pode gerar quadros infecciosos. A febre também pode ser causada pelas células cancerosas, que liberam detritos ao organismo.

Hemorragia

A criança com leucemia pode se machucar facilmente, tendo hemorragias nasais frequentes e sangramento nas gengivas. Qualquer corte pequeno pode ocasionar sangramento excessivo.

Dores

A leucemia infantil causa dores nos ossos e nas articulares, devido ao acúmulo de células leucêmicas nessas regiões.

Inchaço do abdômen

As células leucêmicas podem se acumular no fígado e no baço. Os órgãos, assim, aumentam de tamanho e incham a barriga.

Perda de apetite e de peso

Caso o inchaço dos órgãos seja muito pronunciado, eles podem pressionar o estômago, limitando a ingestão de alimentos.

Tratamento para a leucemia infantil

O tratamento para a leucemia infantil deve ser imediato. Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, maiores as chances de cura.

O método mais comum é a quimioterapia, que utiliza um conjunto de medicamentos para controlar o câncer. Ela pode ser associada à radioterapia. Se os sintomas continuarem, é necessário recorrer a um transplante de medula óssea.

O que você achou deste artigo? Conte para nós! E continue acompanhando o Vivo Mais Saudável para conferir dicas de saúde.

TAGS
câncer
sangue
medula
quimioterapia

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ