Criança

08/11/2014 04:27 - Atualizado em 06/12/2016 12:09

Entenda como lidar com a tosse alérgica infantil

Tosse alérgica infantil deve ser tratada logo no início para não resultar em problemas maiores.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Seu filho está brincando ao ar livre e, com frequência, tem que interromper a diversão para tossir. A cena lhe parece familiar? Embora viroses sejam até certo ponto comuns em crianças, os pais não podem subestimar os cuidados com a tosse alérgica infantil. Seja na prevenção ou no tratamento da condição, há várias formas de auxiliar os pequenos.

Entenda a tosse alérgica infantil

O termo tosse alérgica infantil é utilizado em referência a uma reação do organismo a agentes alergênicos presentes no ambiente, como poeira, pelos de animais, fungos, perfumes, produtos de limpeza, tintas, solventes ou mesmo em razão de mudanças no clima.

tosse-alergica-infantil

Na atualidade, são muitos os estímulos nocivos aos quais a criança é exposta. Mesmo um ar condicionado com manutenção inadequada pode desencadear um crise de tosse. Com um sistema imunológico ainda imaturo e não totalmente resistente, os pequenos são mais suscetíveis a esses episódios, que não devem ser ignorados pelos pais.

Se não tratada de forma adequada e no tempo certo, a tosse alérgica infantil pode evoluir e o quadro pode resultar em uma laringite com edema de glote - condição que pode resultar até mesmo na morte da criança.

Os pais também devem estar atentos a possíveis doenças que se manifestam em seus filhos através da tosse. É o caso da rinite alérgica, por exemplo. Como prevenção, sempre é importante tornar o ambiente doméstico o mais seguro possível para a criança, cuidando da higienização da casa.

Como tratar a tosse alérgica infantil

O uso de xaropes é o tratamento mais utilizado contra os episódios de tosse alérgica infantil. A função do produto é minimizar a ação do agente agressor, combater a alergia, aliviar a garganta e, dessa forma, diminuir a tosse.

Mas vale lembrar que um xarope é um medicamento e, como tal, só pode ser ministrado com a indicação médica. Antes de ir a uma farmácia e fazer suas próprias escolhas, consulte um médico. O tratamento correto varia conforme as características da tosse. A sua formulação depende, por exemplo, se há ou não secreção ao tossir.

Em casos de tosse seca, o especialista pode indicar o uso de um antitussígeno - medicamento que age de forma a inibir o reflexo da tosse. Quando a secreação está presente, um xarope expectorante pode ser eficaz. O tratamento homeopático também pode ser recomendado pelo médico.

Soluções caseiras contra a tosse

Uma opção natural de tratamento da tosse alérgica infantil são os remédios caseiros. Sucos de frutas, como maçã ou pera, surgem como alternativa para bebês. Beber leite quente ou uma sopa de arroz pode ajudar a eliminar a secreção.

Um ingrediente famoso no combate à tosse é o mel, que é especialmente eficaz contra a tosse seca, pois ataca a irritação na garganta. Tente combinar seu uso com gengibre. Se preferir, faça uso dessa raiz em um chá. Confira a seguir como fazer essa receita:

Chá de gengibre

Ingredientes:

2 colheres de sopa de gengibre

1 rodela de limão sem casca

1 e ½ litro de água

4 colheres de açúcar

Cravo

Canela.

Modo de Preparo:

Faça um caramelo com o açúcar e, depois, junte o gengibre, o cravo, a canela e o limão. Deixe ferver essa mistura por 15 minutos. Após, coe a bebida e sirva bem quente. Não esqueça de alertar seu filho sobre a temperatura do chá para prevenir queimaduras na boca.

Deixe um comentário e não esqueça de acompanhar nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
tosse
saúde infantil
tratar tosse
crianças

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ