Criança

11/05/2015 02:36 - Atualizado em 07/12/2016 01:27

Entenda as causas da dor de cabeça infantil

Ansiedade, tensão muscular e enxaqueca são algumas das razões para esse problema comum.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Existem mais de cem tipos de dor de cabeça infantil, mas as principais são a dor tensional, aguda ou crônica, e a enxaqueca, que atinge até 5% das crianças, principalmente os meninos.

As dores de cabeça têm causas variadas e não devem ser ignoradas pelos pais. O problema pode estar associado tanto a um sintoma de gripe ou de estresse quanto a situações mais sérias, como infecções do sistema nervoso, problemas circulatórios, doenças renais e tumores.

dor de cabeca infantil

Principais causas da dor de cabeça infantil

dor de cabeça infantil pode durar apenas alguns minutos e passar sem o uso de medicamentos, após um descanso ou cochilo. Porém, em outros casos, quando a dor persiste por mais tempo ou acontece de forma frequente, é preciso investigar o que estiver causando o problema para buscar um tratamento adequado.

As causas mais comuns são alergias, infecções no ouvido, sinusites, problemas de visão, tensão muscular, estresse e enxaqueca. Na maioria das vezes, a dor de cabeça infantil não indica uma doença grave, como tumores, o que é bem raro em crianças.

Nos casos de enxaqueca, as causas não são bem definidas, mas podem ter características hereditárias. Os principais sintomas desse problema são dores na cabeça toda ou apenas em um lado, que pioram com o barulho e a claridade.

Alguns fatores que também podem causar dor de cabeça são fome ou sede, sono insuficiente e alguns alimentos - chocolate, iogurte, nozes, feijão, carnes processadas, certas frutas e sucos, aditivos alimentares, suplementos dietéticos, refrigerante, café e outras bebidas que contenham cafeína.

Outras causas ainda são brilho do sol, fadiga, infecções dentárias, alterações hormonais, mudanças no clima, ranger os dentes, esforço físico e traumatismo craniano.

Se a dor de cabeça infantil é acompanhada por pressão nos olhos, pode ser sinal de sinusite ou problemas de visão. Já quando a dor que atinge toda a cabeça, pulsando por várias horas, costuma ser sintoma de tensão ou ansiedade.

dor de cabeca infantil

Tratamentos para a dor de cabeça infantil

O primeiro passo para tratar a dor de cabeça infantil é perguntar para a criança como é exatamente o incômodo: onde é a dor, desde quando ela ocorre e se está sentindo outros sintomas. É a intensidade e a frequência da dor, além da região afetada, que vão ajudar no diagnóstico e na indicação do tratamento mais adequado.

Para atenuar a cefaleia, as crianças podem tomar analgésicos (paracetamol e ibuprofeno, entre outros), mas não devem usar ácido acetilsalicílico. Em todos os casos, a orientação pediátrica é muito importante, pois apenas um profissional pode identificar a causa do problema com mais precisão.

Outras maneiras de aliviar o sintoma é relaxar e deitar com a cabeça um pouco elevada, principalmente se a causa for estresse ou ansiedade. Tomar um banho quente e colocar uma compressa morna ou fria na testa e no pescoço também podem ajudar.

Nas crises de enxaqueca, é indicado colocar a criança num ambiente silencioso e escuro, para descansar os sentidos. Também podem ser recomendado remédios preventivos para controlar o problema e diminuir a frequência das crises.

Gostou das dicas de saúde? Então deixe um comentário! E não se esqueça que você pode acompanhar outras novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
cefaleia
dor tensional
enxaqueca
estresse infantil

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ