Criança

29/01/2015 02:46 - Atualizado em 09/12/2016 08:08

Entenda a diferença entre gripe e resfriado nas crianças

Os sintomas de gripe e resfriado são parecidos, mas o grau de febre pode diferenciar as doenças.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Com sintomas parecidos, gripe e resfriado podem causar dúvidas na cabeça das mamães. As duas doenças são causadas por vírus e podem dar coriza, cansaço, sono e espirros constantes. Confira quais são as principais diferenças entre as enfermidades e veja como melhorar os sintomas com atitudes simples.

gripe e resfriado

Diferenças entre gripe e resfriado

Identificar diferenças entre as duas doenças é um problema para os médicos. Causando sintomas parecidos, gripe e resfriado se distanciam pelo tempo de duração dos sintomas e pelo aparecimento de febre.

A gripe é causada pelo vírus Influenza e costuma durar até dez dias, apresentando febre alta. Já os resfriados são geralmente causados pelo Rhinovírus. Não duram mais que quatro dias e, quando há febre, ela é moderada. Perceba as diferenças:

Sintomas de resfriado:

- Dores de garganta

- Espirros constantes

- Secreção líquida no nariz

- Sensação de cansaço

- Catarro facilmente espelido

- Tosse

- Febre baixa

- Sono.

Sintomas da gripe:

- Febre alta

- Calafrios

- Muito suor

- Tosse seca

- Dores no corpo

- Cansaço

- Mal-estar

- Dor de cabeça

- Nariz fechado

- Garganta irritada.

Como evitar gripe e resfriado?

Deixar o pequeno sempre bem agasalhado é uma das dicas mais importantes para evitar o aparecimento de gripe e resfriado. Lavar as mãos sempre que tossir ou espirrar e evitar permanecer em ambientes fechados por muito tempo também ajuda.

Outras recomendações para prevenir as doenças virais são beber líquidos em temperatura natural, assoar o nariz constantemente e ter uma alimentação regrada.

Como diminuir os sintomas?

Repouso

Após verificado o aparecimento da doença, tente reservar momentos calmos para a criança relaxar e dormir. O repouso ajuda o corpo a enviar toda a energia para a melhora dos sintomas e o combate à doença. Jamais deixe o pequeno fazer atividades desgastantes durante esse período, pois isso poderá diminuir a imunidade, aumentando a força dos sintomas.

Líquidos

Aquela história que você já sabe: água e sucos naturais ajudam a diminuir as chances de desidratação e deixam os orgãos funcionando perfeitamente. Se o pequeno se recusar a tomar água, prepare sucos de frutas supervitaminados para combater gripe e resfriado.

Vá ao médico

Levar o filho ao médico pode diminuir as chances do aparecimento de complicações. Se os sintomas não apresentarem melhora ao longo dos dias, vá para o pronto socorro e converse com o doutor sobre o que está acontecendo.

Alimentação regrada

Manter a alimentação nutritiva e saborosa ao mesmo tempo é a dica para deixar o pequeno com a imunidade lá em cima. Prepare pratos que contenham frutas, verduras, proteínas e carboidratos. Lembre-se de alimentar a criança de três em três horas, evitando a fome.

Gostou das dicas de saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
saúde infantil
doenças virais
tratamento
prevenção

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ