Criança

14/03/2015 01:34 - Atualizado em 07/12/2016 12:03

Dor na nuca pode ser sinal de meningite e outras doenças

Problemas musculares, estresse e pressão alta também causam dor na nuca.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A dor na nuca pode ser causada por diversos fatores. O principal deles é o estresse e a tensão do dia a dia, mas problemas musculares, aumento repentino da pressão arterial e doenças neurológicas, como a meningite, também são possíveis causadoras do sintoma.

Nos casos mais graves, como a meningite, além de dor na nuca o paciente também sofrerá com enjoos, vômitos e febre alta. Por isso, se a dor for constante por mais de dois dias e impossibilitar seu filho de brincar ou estudar, é necessário procurar um médico.

O tratamento tardio da meningite pode causar sequelas. Entre elas estão surdez, perda de visão, convulsões, fraqueza muscular e comprometimento do sistema motor.

dor na nuca

Como curar a dor na nuca

Se a dor na nuca for proveniente de meningite bacteriana, serão necessários a internação hospitalar e o tratamento com antibióticos via soro. Se a doença estiver em nível avançado, talvez seja preciso a ajuda de aparelhos respiratórios e transfusões de sangue.

Entretanto, o desconforto pode não ser nada grave. Por vezes, a dor é resultado de uma postura corporal errada, de muito esforço físico ou de contrações musculares geradas por situações de estresse ou ansiedade.

O tratamento, nesses casos, é tranquilo e simples. Tomar medicamentos para o relaxamento muscular, praticar exercícios físicos leves e com acompanhamento profissional, evitar situações de estresse, bem como caminhar e sentar-se corretamente são as opções.

Em algumas pessoas mais velhas, a dor na nuca pode surgir por conta do aumento repentino da pressão arterialEssa é uma doença que não tem cura e o tratamento precisa ser realizado pelo resto da vida.

Para tratar a pressão alta e ficar livre dos sintomas, deve-se adotar uma mudança de hábitos. Os principais deles são:

- Parar de fumar

- Consumir menos bebidas alcoólicas

- Diminuir a ingestão de sal

- Fazer exercícios físicos cinco dias por semana

- Evitar o excesso de peso

- Comer frutas, verduras e legumes regularmente

- Ficar longe de situações de estresse e irritação.

5 maneiras de aliviar a dor na nuca

A dor na nuca pode ser sintoma de estresse e de tensão, mesmo nos baixinhos. Para aliviar o desconforto e ter mais disposição durante o dia, confira cinco dicas para a família inteira fazer em casa:

1. Faça compressas na região, molhando uma toalha na água morna. Deixe sobre o local por dez minutos, molhe a toalha novamente e coloque na nuca pelo mesmo período.

2. Segure a cabeça com as duas mãos e pressione os dedos polegares no centro do pescoço. Faça movimentos circulares, depois faça pressão no local e repita o procedimento várias vezes por um ou dois minutos.

3. Alongue-se sempre que possível. Mova os ombros para frente e para trás, gire o pescoço, e aqueça seus músculos.

4. Dores musculares podem ser sinal de corpo desidratado. Por isso, é fundamental beber no mínimo dois litros de água todos os dias.

5- Sente-se em uma cadeira alta com a postura reta por alguns minutos todos os dias. Isso é ótimo para corrigir a postura.

Gostou das dicas de saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
pescoço
tensão
músculos
dor de cabeça

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ