Criança

30/09/2014 10:02 - Atualizado em 03/12/2016 09:39

Alerta para o Dia das Crianças: Maquiagem pode trazer riscos à saúde

Entre os presentes mais comuns para as meninas no Dia das Crianças, a maquiagem infantil pode conter substâncias nocivas à saúde.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Não há duvidas de que a maquiagem, quando utilizada em excesso, pode causar danos à saúde, principalmente na pele. Este problema pode ser ainda mais grave quando se trata de crianças, que são ainda mais sensíveis às substâncias contidas nestes produtos. Como uma forma de atender a esse público, as empresas investem pesado na produção de maquiagens especiais para crianças.

Mas, apesar de serem desenvolvidos especialmente para crianças é preciso ter cuidado com estes produtos. Foi isso que a Associação de Consumidores Franceses (UFC-Que Choisir) constatou em um estudo publicado em seu site. Após a análise de 18 produtos, entre pinturas e maquiagem para crianças, foi constatado que várias delas possuem substâncias nocivas à saúde em sua composição, o que pode levar a reações alergicas, intoxicação, ou mesmo a problemas de saúde mais graves.

Vale lembrar qure este é um mercado crescente, com o surgimento de novos produtos que rapidamente atraem o desejo das meninas, por serem coloridos ou associados à imagem de personagens conhecidos por elas. A instituição faz um alerta para que os pais fiquem atentos ao que escolhem para seus filhos, pois um presente como estes pode ser perigoso. 

Maquiagem para crianças

Teste com maquiagem para crianças 

Durante o estudo a associação examinou dez kits de pintura para o rosto e 8 estojos de maquiagem para crianças, chamando a atenção dos pais para os riscos aos quais as crianças estão expostas. Algumas marcas apresentaram problemas em relação as substâncias utilizadas na sua composição, que são nocivas à saúde. Isto pode ser ainda mais grave se for considerado que as crianças normalmente têm um contato prolongado com esse tipo de produto. 

Em várias marcas de maquiagem para crianças foram encontradas diversas substâncias que podem causar irritações na pele, alergias ou até mesmo problemas mais graves, como a alteração hormonal ou afetar o sistema nervoso. 

Substâncias nocivas  

Substâncias consideradas como perturbadores endócrinos foram encontrados em metade produtos testados. Foi constatada a presença de “parabeno de cadeia longa”, que são utilizados como conservantes, em nove dos 18 produtos testados. É importante lembrar que estes compostos são suspeitos de interferir, ainda que em doses muito baixas, na regulação hormonal mesmo de adultos

Fragrâncias alergênicas, utilizadas para tornar os produtos mais atrativos, foram encontradas em 5 produtos. Vale destacar que um dos produtos testados apresentou uma concentração de alergênico 140 vezes superior ao indicado no rótulo do produto. 

Pigmentos carregados de metais pesados, entre eles o chumbo e o níquel são os mais problemáticos (o chumbo pode afetar o sistema nervoso, sendo o segundo na escala de ricos). O caso mais grave entre os produtos pesquisados foi uma maquiagem que continha três metais pesados: chumbo, níquel e cobalto

E se não estiver no rótulo? 

A origem dos ingredientes de um produto pode determinar o risco de ele estar ou não contaminado, uma vez que estes metais pesados estão presentes no meio ambiente. Normalmente, as agências reguladoras emitem normas com os limites aceitáveis para estas substâncias, o que obriga as empresas a buscarem um rigor maior durante a sua fabricação. 

Mesmo assim os pais devem pensar bem antes de compar uma maquiagem para crianças. O chumbo, por exemplo, foi detectado em 5 produtos testados e é considerado o mais perigoso de todos os metais pesados. Ainda que em concentrações abaixo do limite estabelecido (20 mg/Kg), não deixa de ser preocupante. 

O níquel também merece atenção. Ele é proibido inclusive na fabricação de joias, exatamente por causar reações alérgicas. Sua presença em cosméticos para crianças é inadmissível, principalmente se a concentração exceder os limites recomendados, como aconteceu em alguns produtos testados. 

É importante que os pais estejam atentos aos riscos para a saúde que o uso de produtos de beleza na infância podem representar. Os testes foram feitos com marcas de maquiagem para crianças mundialmente conhecidas e mesmo assim apresentaram resultados não satifatórios.

A dica para não colocar a saúde de seus filhos em risco é apostar em produtos certificados e com qualidade comprovada. Veja algumas sugestões.

Se você já percebeu a presença de substâncias perigosas em produtos indicados para crianças, conte-nos sua experiência e acompanhe nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
maquiagem infantil
presente perigoso
produtos de beleza
produtos para crianças

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ