Criança

24/01/2015 09:50 - Atualizado em 20/11/2016 02:37

Descubra o que é TDAH e como ele afeta a rotina infantil

Crianças desatentas e hiperativas podem apresentar um transtorno. Saiba o que é TDAH.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você sabe o que é TDAH? O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade é uma síndrome neurobiológica que causa sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Esse transtorno aparece ainda na infância e frequentemente acompanha a pessoa por toda a vida.

o que e tdah

A base do TDAH está relacionada com distúrbios no funcionamento de diversas áreas cerebrais, principalmente as áreas corticais pré-frontais. Isso acaba prejudicando as funções executivas do cérebro como memória e concentração, resultando em distração, agitação, esquecimento, desorganização e adiamento crônico, entre outros sintomas.

O que é TDAH na infância

Para entender melhor o que é TDAH e como lidar com ela na infância, é importante saber que, em mais da metade dos casos, o transtorno não tem cura e acompanha o indivíduo até a vida adulta. Por isso, o diagnóstico e o tratamento precoces são indispensáveis para que o problema seja controlado e o paciente tenha uma vida normal.

O TDAH é um dos transtornos mais comuns na infância, atingindo de 3 a 5% das crianças. Os primeiros sinais que aparecem são a desatenção e a hiperatividade. Na maioria dos casos é difícil identificar o problema, pois é comum que os pequenos sejam agitados e desatentos. Porém, é possível perceber quando os sintomas acontecem com frequência e em excesso, afetando a qualidade de vida.

As crianças que sofrem com o transtorno podem ter dificuldades na escola e no relacionamento com as outras crianças, com os pais e os professores. Elas são distraídas, desastradas e não conseguem ficar paradas por muito tempo. Os meninos são mais propícios a apresentarem sintomas de hiperatividade e impulsividade.

Crianças e adolescentes com TDAH possuem vários problemas de comportamento, como dificuldades com regras e limites. Quando o problema continua na fase adulta, os sintomas mudam um pouco. Os sinais de desatenção continuam, mas os casos de inquietude diminuem.

O que é TDAH: Causas e tratamentos

As causas que definem o que é TDAH não são comprovadas, mas alguns estudos indicam possibilidades que aumentam as chances de desenvolver o problema.

Cientistas verificaram que a causa do transtorno é genética, pois os pacientes possuem alterações na região frontal e nas suas conexões com o resto do cérebro. A região frontal é uma das mais desenvolvidas no ser humano, sendo responsável pelo controle do comportamento, pela capacidade de prestar atenção e pelas funções de memória, autocontrole, organização e planejamento.

Os fatores de risco que aumentam as chances de desenvolver TDAH são a hereditariedade, substâncias ingeridas na gravidez (nicotina ou álcool), sofrimento fetal, problemas familiares, deficiência hormonal (principalmente da tireoide) e deficiências nutricionais.

Além de saber o que é TDAH e suas causas, os tratamentos também devem ser conhecidos. Nos quadros mais leves da doença, são indicadas apenas medidas pedagógicas e terapia comportamental, que ajudam a criança a controlar os sintomas.

Em casos mais graves, é preciso complementar o tratamento com medicamentos. A busca por orientação médica é fundamental para que o profissional indique o melhor tratamento de acordo com cada caso.

E agora, já sabe o que é TDAH? Deixe um comentário e conte para nós! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para saber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
saúde infantil
distúrbio
ansiedade
desatenção

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ