Criança

14/12/2014 08:59 - Atualizado em 04/12/2016 12:01

Criança precisa beber água: Veja 4 razões

Hábito de beber água deve ser cultivado desde a infância para que permaneça na idade adulta.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Logo após o desmame, é hora de começar a introduzir outros alimentos na rotina das crianças. É muito comum, vermos mães dando chás e sucos aos filhos, mas raramente vemos uma criança beber água. E essa é uma prática muito falha em algumas famílias. Mesmo que os chás e sucos contenham água, os pequenos precisam beber ela em sua forma pura, para hidratar o corpo e adquirir o hábito.

beber agua

Como fazer a criança beber água

Como a água não tem cor, não tem cheiro e muito menos gosto, ela não parece muito apetitosa na visão das crianças. E o que não chama a atenção dos pequenos, dificilmente consegue ganhar a simpatia deles. Mas beber água não é uma questão de escolha. O líquido é de fundamental importância para a nossa saúde e não pode ser substituído por outras opções.

Quando as crianças ainda são pequenas, elas bebem o que lhes é oferecido. Portanto, o simples fato de introduzir a água na rotina da criança já é suficiente. Mas quando eles já são maiores, as vontades próprias também são mais impostas e aí é preciso convencer a criança de que beber água faz bem. É preciso mostrar pra ela que aquela é uma boa opção.

E também não dê muitas opções. Se você tiver uma geladeira cheia de sucos e refrigerantes, coloridos, doces e saborosos, obviamente eles serão a escolha dos pequenos. A água deve ser a opção principal, a mais abundante. Acostumada a ver garrafas de água, a criança se acostumará a tomá-la. O exemplo dos pais também é importante. Ver alguém fazer algo motiva a criança a repetir o gesto.

Importância de a criança beber água

1. Hidratação

A principal função da água é a de hidratação do corpo. Com os pequenos não é diferente. A água é quem dá boa parte da textura macia da pele da criança. Vale lembrar que uma pele bem hidratada corre menos riscos de ser afetada por alergias, assaduras ou qualquer outro problema que incomode as crianças. Beber água é prevenção.

2. Reposição

O corpo dos bebês é composto por 75% de água ao nascimento e 65% durante o primeiro ano de vida. O problema é que crianças pequenas urinam e defecam muitas vezes ao longo do dia, eliminando assim a maior parte da água que possuem no organismo. Dar água para a criança beber é uma forma de repor o líquido que é eliminado do corpo.

3. Eliminação

Mas a água também limpa o organismo e faz uma faxina na corrente sanguínea, eliminando a maior parte das impurezas que temos no corpo. Sódio e potássio, substância produzidas durante a sintetização de alguns elementos no nosso corpo, podem e devem ser eliminados através do suor e da urina. A criança que bebe água estimula essa eliminação.

4. Refrescar

O corpo da criança também aquece. Em dias muito quentes ou momentos em que a criança está praticando alguma atividade que exija esforço, a temperatura corporal sobe muito. Fazer a criança beber água nessas situações é essencial para refrescar o corpo e reestabelecer o equilíbrio. O intestino é um dos que mais sofre com esse superaquecimento.

Agora que você já sabe da importância da água para o seu filho, que tal apostar no hábito? Deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
criança
água
saúde infantil
hidratação

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ