Criança

27/01/2015 11:37 - Atualizado em 07/12/2016 11:45

Conheça os sintomas de sinusite em crianças

Tosse, dor de cabeça, secreção e obstrução nasal são alguns dos sintomas de sinusite nos pequenos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Os quadros de sinusite são comuns em crianças. Geralmente, a doença ocorre por complicações de resfriados ou gripes, provocando tosse, secreção e obstrução nasal, dor de cabeça e febre. Porém, com o tratamento adequado, é possível combater os sintomas de sinusite, evitando outras complicações.

sintomas de sinusite

A sinusite é uma infecção causada por bactérias nos seios da face. Na maioria dos casos, acontece em decorrência de obstrução nasal e do grande acúmulo de secreções, depois de um resfriado ou de uma crise alérgica. Entre 5% e 13% dos resfriados comuns evoluem para um quadro sinusal.

Em outros casos, a doença pode ser crônica, causando sintomas de sinusite permanentes. Nas crises, a pessoa tem obstrução nasal, catarro amarelo-esverdeado e sanguinolento, dificuldade para eliminar secreção e dores de cabeça. Existe também a sinusite crônica recorrente, que ocorre em crises periódicas com intervalos entre elas.

Outro tipo de sinusite é a fúngica. Fungos podem se alojar na cavidade nasal e trazer sérias complicações.

Principais sintomas de sinusite

Os sintomas de sinusite podem ser facilmente confundidos com os de uma infecção viral. A diferença é que uma gripe ou resfriado sem complicações dura entre cinco e sete dias.

Quando os sintomas respiratórios persistem por mais de dez dias, pode ser sinal de sinusite. Os principais indícios em crianças são tosse, secreção nasal, obstrução nasal, dor de cabeça, febre, mau hálito e alterações de comportamento, como irritabilidade.

Normalmente, a tosse fica pior quando a criança deita para dormir ou durante a madrugada. Os pequenos ainda podem reclamar que estão sentindo uma sensação de pressão na face e dores na cabeça. Nos estágios iniciais, a tosse pode ser o único sintoma da doença, principalmente ao acordar.

Como tratar os sintomas de sinusite

Caso sejam identificados os sintomas de sinusite, é indicado procurar um médico otorrinolaringologista para que seja feito o diagnóstico e prescrito o tratamento adequado. Geralmente o profissional receita remédios como sprays nasais, analgésicos, corticoides orais ou antibióticos.

Além disso, é indicado fazer lavagens nasais com soro fisiológico e nebulizações para aliviar o congestionamento nasal e a inflamação.

Para as crianças mais novas, que não conseguem assoar o nariz corretamente e eliminar a secreção, pode ser usado um aspirador nasal. Ele permite fazer uma aspiração suave em cada narina, para que assim se possam aplicar remédios e descongestionantes em gotas.

É de extrema importância não fazer a automedicação, ou levar em conta apenas o que outras pessoas sugerem para tratar o problema. O ideal é procurar um médico para que não ocorram complicações devido ao uso de medicamentos errados.

Beber bastante água durante o dia também ajuda a manter o corpo hidratado e eliminar impurezas. Outra dica, ainda, é tratar as doenças que aumentam os riscos de desenvolver sinusite, como rinite alérgica e refluxo gastresofágico.

E agora, consegue identificar os sintomas de sinusite em seu filho? Conte para nós! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
doenças respiratórias
saúde infantil
tratamento
sintomas

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ