Criança

25/11/2014 10:32 - Atualizado em 05/12/2016 03:37

Conheça os cuidados ao lavar cabelo de criança

Ter paciência e escolher produtos adequados são importantes ao lavar cabelo de criança.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Nos primeiros anos da infância, o banho nem sempre representa uma ideia agradável para as crianças. Muitas delas não gostam do hábito, mas a principal queixa é mesmo na hora de lavar os cabelos. Os pais nem sempre sabem como cuidar de cabelo de criança e, por vezes, acabam esfregando demais o couro cabeludo, o que pode machucar os pequenos, especialmente quando ainda são bebês.

Como lavar cabelo de criança

Os motivos para a criança não gostar de lavar os cabelos podem ser diversos. Trauma por ter ingerido shampoo ou por ter sido machucado em algum momento podem ser os causadores dessa aversão. Mas nem por isso deixar de lavar os cabelos dos pequenos. Por isso, é importante fazer desse momento o mais divertido possível. Seja delicado sempre: essa é a regra básica.

Se o seu filho ainda for um bebê, é preciso tomar muito cuidado. Apoie a cabeça do bebê na palma de uma das mãos, posicionando o dedo médio na entrada de um ouvido e o polegar no outro, evitando a entrada de água no ouvido. Aplique uma pequena quantidade de shampoo na mão livre e passe delicadamente na cabeça do bebê, sem esfregar muito, já que os fios são finos e a pele sensível.

cabelo-de-crianca

Quando as crianças são um pouco maiores, elas já têm mais autonomia no banho e podem lhe ajudar na hora de lavar o cabelo. Mesmo assim, lembre-se de que cabelo de criança tem fios finos e frágeis. Qualquer movimento brusco pode arrancar alguns fios e isso vai incomodar os pequenos.

Comece pelo shampoo. Aplique primeiro no couro cabeludo, espalhando com as pontas dos dedos. Junte os fios restantes no topo da cabeça, para que todo o cabelo seja coberto pela espuma do shampoo.

Continue movimentando os fios delicadamente, com a ponta dos dedos, cuidando para que a espuma não escorra. Posicione a criança embaixo do jato de água do chuveiro e retire a espuma completamente. As extremidades do couro cabeludo podem ser limpas com a sua mão umedecida.

O cabelo de criança perde nutrientes muito facilmente e, por isso, precisa ser hidratado. O shampoo abre as cutículas do fio e o condicionador fecha. Não passe o creme na raiz, pois ela pode ficar oleosa. Espalhe o condicionador nas mãos e comece a alisar os fios, de cima para baixo, para selar as cutículas e fazer com que o fio pegue bastante creme. Enxágua com água corrente.

O último passo do banho é a secagem. Com uma toalha felpuda e macia, faça movimentos de fricção na raiz, para retirar o excesso de água. Se os fios forem compridos, faça uma espécie de rabo de cavalo e aperte os fios para que a água escorra. Depois, esfregue uma mão na outra, com o cabelo entre as duas. Se a criança for pegar vento, vale contar com uma ajuda do secador de cabelos.

Produtos para lavar cabelo de criança

Sabonete líquido

Esse produto é indicado para lavar cabelo de criança que tenha menos de 6 meses. Por ter pH neutro e não arder os olhos, os pediatras dizem que ele não afeta o couro cabeludo e não causa irritações no bebê.

Vivo Farmácia: Sabonete Líquido Biotropic Barbie Fashion Teens Pink Sweet 250mL

Shampoo

O detalhe mais importante a se cuidar em um shampoo é a sua indicação. Só utilize produtos que sejam específicos para cabelo de criança. Ter pH neutro ou baixo e ser atóxico é fundamental.

Vivo Farmácia: Shampoo Biotropic Bob Esponja Suave 400mL

Condicionador

Hidratar os cabelos com creme é uma prática que só deve ser adotada após o primeiro ano e em crianças que tenham cabelos compridos, principalmente as meninas. Por ser oleoso, não deve chegar perto da raiz, mas é fundamental para que o cabelo fique macio e fácil de ser penteado.

Vivo FarmáciaCondicionador Biotropic Hot Wheels Sport Verde

Shampoo 2 em 1

Essa invenção da indústria cosmética pode ajudar os pais de crianças com cabelos curtos. Ele mistura shampoo e condicionador, limpando e hidratando ao mesmo tempo. Ele ajuda na hora de pentear e retirar os nós dos fios mais curtos.

Vivo FarmáciaShampoo 2 em 1 Biotropic Pica-Pau

E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
criança
cabelos
cuidados com cabelos
bebê

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ