Criança

22/08/2014 01:17 - Atualizado em 23/11/2016 03:58

Confira os 6 principais distúrbios do sono nas crianças

Distúrbios do sono nas crianças podem atrapalhar desenvolvimento dos filhos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Uma noite bem dormida contribui para uma vida melhor. Quando um adulto dorme mal, acaba se sentindo mais cansado no outro dia e prejudicando a sua saúde física e mental. Para os seus filhos, o sono é ainda mais importante, pois eles estão em formação. Assim, é importante prestar atenção aos distúrbios do sono nas crianças.

disturbios-do-sono-nas-criancas

Quais são os distúrbios do sono nas crianças

Então confira quais os tipos de distúrbios do sono nas crianças e como tratar:

1. Despertar noturno

Acontece quando a criança chora e grita durante a noite, mas continua dormindo. Até os três anos de idade, as crianças costumam acordar cerca de duas vezes durante a noite. Quando isso acontecer, não mexa nela. Se ela não parar de falar, converse e explique que ainda não é hora de acordar.

2. Apneia

São pequenas pausas na respiração durante o sono e normalmente vem acompanhada de roncos. Acontece entre os 2 e 3 anos de idade, que é quando se desenvolvem as amídalas e a adenóide. A característica principal desse distúrbio é o fato da passagem de ar ficar mais difícil, o que pode causar a obstrução total da respiração. Para tratar a apneia somente com cirurgia.

3. Bruxismo

Esse é um dos distúrbios do sono nas crianças que faz com que seu filho range os dentes durante a noite. Isso aparece entre 1 e 2 anos quando os dentinhos da criança estão nascendo e pode voltar aos 10 anos de idade quando os dentes permanentes surgem. Se o bruxismo acontece com freqüência, o ideal é que os pais levem a criança ao um dentista. É esse profissional que vai utilizar placas para que os dentes não se batam mais. Esse distúrbio prejudica a saúde,  porque além de desgastar a arcada dentária, o bruxismo pode causar dores de cabeça e na mandíbula.

4. Sonambulismo

Entre os 3 e 7 anos de idade, 40% das crianças podem ter uma ou mais crises desse distúrbio que acontece durante o sono. Somente se acontecer todos os dias você precisa procurar um especialista. Caso contrário, basta deixar as janelas e portas bem fechadas, para que a criança fique longe de perigo e encaminhar a criança para a cama quando acontecer um episódio de sonambulismo.

5. Enurese noturna

Esse é um dos distúrbios do sono nas crianças mais frequentes até os 4 anos de idade. É quando seu filho acorda molhado porque fez xixi na cama. A menos que seja algo constante, não é preciso se preocupar. É só tomar alguns cuidados, como por exemplo, não dar muito liquido para a criança duas horas antes de dormir. Agora, se acontecer todas as noite, é aconselhável procurar o pediatra, pois pode ser algum problema genético ou psicológico.

6. Insônia

A insônia também pode ser um dos distúrbios do sono nas crianças. Entretanto, diferente dos adultos, ela está associada a hábitos inadequados. Por exemplo, aquele bebê que só dorme se for embalado no colo, ou as crianças mais grandinhas que não possuem hora para ir para a cama, ficando até tarde na frente da televisão, computador ou vídeo game. Para esses casos, nem é necessário levar a criança ao médico, basta criar uma rotina, para que a criança vá dormir todos os dias no horário estipulado. Tomar banho, ler histórias e beber leite são atitudes que ajudam a criança a pegar no sono.

Cuidado com os distúrbios do sono nas crianças

É importante sempre prestar atenção nos distúrbios do sono nas crianças, para ver se é algo normal da idade ou se é necessário buscar um pediatra. Desse modo, seu filho terá boas noites de sono, o que reflete em uma infância saudável.

TAGS
criança
saúde infantil
sono
apneia

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ