Criança

29/07/2014 09:00 - Atualizado em 04/12/2016 02:56

Confira 5 dicas para proteger seu bebê no inverno

Cuidados com o bebê no inverno devem ser redobrados devido à maior fragilidade dos pequenos no frio.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você já se deu conta que deve redobrar os cuidados com o bebê no inverno? Como ele ainda é muito frágil e não teve todo o seu sistema imunológico desenvolvido, precisa estar sempre muito bem aquecido para evitar o contágio de doenças típicas dessa estação.

bebê-no-inverno
Roupas do bebê no inverno devem mantê-lo aquecido, mas cuide para não exagerar. Foto: Shutterstock

Bebê no inverno fica mais vulnerável

Na barriga da mãe, envolto no líquido amniótico, o bebê era mantido sempre na temperatura ideal - por isso depois que nasce é tão sensível a mudanças térmicas brutas. Mas entre os cuidados com o bebê no inverno não estão apenas as roupas. Não adianta nada entrouxarmos a criança na hora de sair e dar banho nela de qualquer jeito, ou não protege-la adequadamente na hora do berço.

5 dicas para cuidar do bebê no inverno

Se você é mãe de primeira viagem, não se preocupe. Temos 5 dicas que vão ajudá-la a proteger de maneira adequada o seu bebê no inverno:
 
Banho
 
Esse é um momento no qual você deve tomar muito cuidado para que o bebê não sofra um choque térmico. Antes de começar o banho, mantenha o chuveiro ligado no quente para vaporizar o ambiente - ele deve estar acima dos 24º C e, para isso, você pode considerar usar um aquecedor. Depois, ache a temperatura adequada - em torno de 37º C.
 
Terminado o banho - não demore muito -, seque bem o bebê, atentando para as dobrinhas e vista-o rápido para que ele fique bem protegido.
 
Roupas
 
Se você não puder evitar a exposição do bebê a ambientes frios externos, ao menos se certifique de que ele está bem vestido. Tome como base o que você está vestindo e acrescente uma peça de roupa a mais do que isso para o seu bebê no inverno.
 
Opte por vesti-lo em várias camadas, sempre com roupas de algodão, para evitar alergias. Lembre-se que uma criança pequena perde muito calor nas extremidades, então veja se os pés estão bem aquecidos e vista gorros e luvas no seu bebê.
 
Ambientes
 
Além de evitar lugares muito expostos ao frio e vento, procure não levar o seu bebê, especialmente nos dois primeiros meses de vida, a ambientes aglomerados, repletos de pessoas.
 
Isso pode facilitar a contaminação por algum tipo de vírus, lembrando da maior vulnerabilidade do bebê no inverno. Dê preferência aos passeios entre as 10h e as 17h, pois nos demais horários as temperaturas costumam ser mais baixas e o vento, mais intenso.
 
Hidratação
 
Alguns tipos de aquecedores, principalmente os condicionadores de ar, “roubam” a umidade do ambiente, deixando o cômodo muito seco. Para equilibrar essa equação, você pode umedecer o local com uma toalha molhada ou uma bacia com água.
 
A água quente do banho também pode causar ressecamento na pele do bebê, mas o uso de hidratantes não é necessário e nem recomendado, a não ser em caso de sugestão médica.
 
Berço
 
Por fim, na hora de dormir, também não devem ser descuidadas as vestimentas da criança. Vista-a também nesse momento em camadas, com roupas bem quentinhas. Assim você não precisa cobri-la com um cobertor.

Atenção, isso é muito importante: quando o bebê dorme, se mexe o tempo todo. Se ele tiver um cobertor pesado por cima, pode ficar em uma posição que vai lhe suprimir a respiração, podendo até ocasionar a sua morte.

Quais outras dicas e conselhos você poderia dar para as futuras mamães sobre a proteção do bebê no inverno? Quais destas dicas você achou útil? Deixe o seu comentário.

TAGS
proteger o bebê
roupas
inverno

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ