Criança

22/09/2015 08:04 - Atualizado em 06/12/2016 12:30

Como lidar com a primeira menstruação da filha

Conversas abertas são essenciais para meninas que passam pelo início da puberdade.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Também chamada de menarca, a primeira menstruação de uma menina marca uma série de mudanças no corpo e também na vida. É a fase inicial da puberdade, que concede a ela seios, um corpo mais curvilíneo, pelos pubianos e nas axilas, além da possibilidade de gerar filhos.

Socialmente, a garota passa a ser vista como uma "mocinha". O marco pode gerar ansiedade e, em certos casos, até mesmo constrangimento. Porém, não há motivo para pânico. Saiba como lidar com o acontecimento na vida de seu eterno bebê.

menina com cólica após primeira menstruação

Como se preparar para a menarca

Por vezes, pode ser difícil mostrar para a menina que a primeira menstruação é algo normal e que o ciclo menstrual a acompanhará por boa parte da vida. Em cada caso, há um tipo de reação. Algumas ficam apreensivas. Outras, constrangidas. Algumas outras ficam até com nojo e não aceitam que a hora chegou.

Existe uma preocupação quase unânime entre elas: "será que alguém vai notar que estou menstruada?". Procure explicar que trocas frequentes de absorventes, roupas que disfarcem a região íntima e banhos não deixam os outros perceberem a situação.

É importante também ensinar à jovem a marcar o início e o fim de cada ciclo menstrual em sua agenda ou no calendário. Isso será importante para a primeira consulta com o ginecologista, pois o médico poderá avaliar o fluxo e a periodicidade do sangramento.

Nesse momento, é essencial valorizar o bem-estar da menina, respeitando seus sentimentos em relação à primeira menstruação. Observe, pergunte como ela se sente, escute e, depois, conte sobre as suas próprias experiências para que ela veja isso como algo com que pode se acostumar.

É normal que a cor da primeira menstruação seja bastante escura ou até mesmo marrom, mas o ideal sempre é que ela tenha uma coloração rosa ou num vermelho vivo. O sangramento escuro ocorre devido a alterações hormonais e, na maioria das vezes, não representa problemas de saúde.

Saiba Mais
Menstruação atrasada nem sempre é gravidez: Conheça as causas
Sem dúvidas: Saiba tudo sobre menstruação
Entenda como funciona o ciclo menstrual e por que ele se altera

Existe idade ideal para a primeira menstruação?

Parece pouco, mas a idade considerada mínima pelos profissionais da área para a menarca é de 9 anos. Caso a menina menstrue antes disso, a consulta ao ginecologista é ainda mais importante para determinar as causas e orientar para os devidos cuidados.

Há, também, aquelas meninas que somente chegam a esse estágio da puberdade aos 14 ou 15 anos, o que também deve ser investigado. O adiantamento ou o atraso do período menstrual podem trazer consequências indesejadas.

No caso da precocidade, a menina deve estar preparada para não alcançar a altura que estava programada geneticamente para atingir. Sua maturidade óssea muda com a primeira menstruação e deixa pouca margem para o crescimento - o que, em média, representa apenas cerca de cinco centímetros a mais.

De acordo com um estudo publicado no primeiro trimestre de 2015 na revista científica Nature, o período em que a menina menstrua pela primeira vez é influenciado pelos seus genes. A pesquisa foi conduzida em conjunto por cientistas de mais de 160 instituições, que analisaram o DNA de 180 mil mulheres.

Ainda, o levantamento apontou que a menarca pode até mesmo variar em meninas da mesma família, uma vez que os fatores genéticos em cada organismo são únicos. 

E com você, como foi a experiência? Conte para nós! Você pode ajudar outras leitoras do Vivo Mais Saudável. E não esqueça de conferir outras dicas de saúde aqui no site.

TAGS
ciclo menstrual
menarca
puberdade
menstruação escura

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ