Criança

29/07/2014 09:00 - Atualizado em 02/01/2017 07:54

Como amamentar: Veja passo a passo para mamães principiantes

Amamentação correta é a melhor maneira de deixar o seu filho saudável.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O leite materno é fundamental para o desenvolvimento do bebê nos primeiros meses de vida. Ele contém todos os nutrientes necessários para a saúde do recém-nascido e fortalece o sistema imunológico para que a criança cresça sem doenças e de forma saudável.

como amamentar
Saber como amamentar é importante para o desenvolvimento do bebê. Foto: Shutterstock

Agora, é preciso saber como amamentar de maneira correta, para que você e o bebê fiquem à vontade. Algumas mães se adaptam com facilidade à tarefa e outras podem ter mais dificuldade, mas isso é normal. O importante é descobrir a melhor forma de fazer a amamentação, tanto para você quanto para o bebê.

Veja algumas dicas que podem te ajudar na hora de amamentar e fazer com que o momento seja especial para vocês.

Veja como amamentar seu filho da melhor maneira

- O primeiro passo para saber como amamentar é encontrar um lugar confortável para fazer a amamentação. Procure um ambiente tranquilo, que evite interrupções. Use várias almofadas e travesseiros para dar apoio aos seus braços e costas.

- Dê suporte para o seio com a mão em forma de “c”, mas não aperte o seio próximo ao mamilo, pois isso atrapalha o fluxo de leite e dificulta a sucção do bebê.

- Mantenha o bebê bem próximo ao seu corpo, para que ele alcance a mama com facilidade. Deixe que ele encoste bem o nariz e o queixo, para que tenha mais suporte e consiga mamar sem fazer muito esforço.

como amamentar
Momento da amamentação é especial para mães e filhos. Foto: Shutterstock

- Nos primeiros dias de vida do recém-nascido, é importante fazer a amamentação a cada 2 ou 3 horas durante o dia. À noite, é possível fazer uma pausa mais longa entre as mamadas, de 4 ou 5 horas.

- Não existe um tempo mínimo ou máximo indicado para a duração da amamentação. O bebê deve mamar até se sentir satisfeito. Quando ele terminar, faça-o arrotar. Levante ele numa posição mais em pé e dê batidinhas bem leves nas costas para que ele possa arrotar.

- Após, tire um pouco de leite e espalhe pela auréola do seio, fazendo assim a lubrificação do mamilo. Como amamentar pode deixar o bico do seio ressecado, isso evita que aconteça.

- É muito importante que você não ofereça o seio para o bebê mamar se ele estiver duro e muito cheio. Faça massagens em toda a região da mama, da auréola até as extremidades e até tire um pouco do leite. Assim você garante que o seio fique mais flexível e que o bebê consiga mamar com mais facilidade.

Momento de interação entre mãe e bebê

A amamentação deve ser um período de interação com o seu bebê. É um momento único e muito importante para o desenvolvimento dele. Por isso, ter todos esses cuidados de como amamentar é essencial. Manter-se tranquila e disponível é a melhor dica. Aproveite o momento e curta o seu bebê!

Vivo Ligue Bebê: Um canal exclusivo para Mamães e Papais tirarem suas dúvidas

Você já amamentou? Como foi a sua experiência? Para as mamães que nunca amamentaram, vocês acham que as dicas foram úteis?

TAGS
leite materno
recém-nascido

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ