Criança

06/02/2016 07:00 - Atualizado em 06/12/2016 04:45

Como acabar com os piolhos sem sofrimento

Não adianta cortar o cabelo da criança, mas receitas caseiras podem funcionar.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Poucas pessoas podem dizer que passaram pela escola sem enfrentar uma "crise capilar" entre os coleguinhas. Descobrir como acabar com os piolhos é a maneira de aliviar tanto o incômodo das crianças quanto o desespero de pais e mães.

Se o seu filho começou os estudos e já está reclamando daquela famosa coceirinha, está mais que na hora de agir. Confira dicas para eliminar piolhos sem sofrimento e veja maneiras de prevenir esse problema tão comum entre os pequenos.

como acabar com os piolhos: pente fino na menina

Como ocorre a transmissão de piolhos

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é chamada de pediculose a infestação por piolhos e lêndeas nos cabelos e na cabeça. As lêndeas são pontinhos brancos que ficam agarrados ao longo dos fios, enquanto os piolhos são os parasitas pretos encontrados no couro cabeludo.

Os principais sintomas envolvem coceira intensa e a presença de ínguas atrás das orelhas e na nuca. A presença dos bichinhos e de seus ovos também é facilmente perceptível a olho nu, o que facilita o diagnóstico e o tratamento.

A transmissão se dá pelo contato direto com crianças portadoras dos parasitas e pelo uso compartilhado de escovas de cabelo, roupas, pentes e outros utensílios. A SBD recomenda que peças do vestuário, toalhas, acessórios de cabelo e outros objetos sejam de uso pessoal e exclusivo da criança. Também se deve evitar a aproximação de pacientes infectados.

Caso seu filho esteja com piolhos, é importante pedir para que ele não coce a cabeça, já que o atrito pode causar ferimentos.

infográfico como acabar com os piolhos

Aprenda como acabar com os piolhos

Não adianta cortar o cabelo, viu? O tratamento ideal para acabar com os piolhos é usar shampoos ou sabonetes à base de permetrina, substância que garante a morte dos parasitas. Após a aplicação, o uso de pente fino é obrigatório para a remoção das lêndeas, que podem causar a reinfestação.

Uma boa receitinha caseira, indicada para crianças com couro cabeludo saudável e sem machucados, é misturar duas colheres de sopa de vinagre e água. Essa solução, quando aplicada nos fios, ajuda a descolar as lêndeas e os piolhos que ainda possam estar alojados na cabeça.

Familiares e amiguinhos que tiveram contato com a criança infectada também devem passar pelo tratamento. Se houver um surto em sua casa ou na escolinha do seu filho, não se esqueça de avisá-los.

O momento ideal para a aplicação dos medicamentos é à noite, antes de ir para a cama. Essa medida é tomada para evitar que a criança leve os cabelos à boca. A reaplicação pode ser necessária, em alguns casos. Se a crise persistir e a coceira continuar, entre em contato com um pediatra ou um dermatologista.

Viu como acabar com os piolhos é simples? Conte-nos o que você achou do artigo! E aproveite para conferir outras dicas de saúde aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
pediculose
lêndeas
eliminar piolhos
saúde infantil

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ