Criança

04/08/2014 09:00 - Atualizado em 07/12/2016 11:47

Banco de leite tem papel vital no combate à desnutrição infantil

Banco de leite é destaque na Semana Mundial do Aleitamento Materno.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) é um evento promovido pela WABA - Associação Mundial para Ação do Aleitamento Materno, para conscientizar e promover a importância da amamentação no desenvolvimento infantil. Em 2014, o evento ocorre na primeira semana do mês de agosto e terá atividades em diversas cidades do Brasil.

Ação sugere que mães procurem um banco de leite

O tema da 22ª edição do evento é “Aleitamento Materno - uma vitória para toda vida!”. A ideia é divulgar a importância da amamentação na conquista dos Objetivos do Milênio, criados pela ONU no ano de 2000. A procura por um banco de leite, por parte de mães que têm leite sobrando ou que sofrem com a falta dele, é uma das sugestões da SMAM. 

Banco de leite
Bebês precisam do leite materno para obtenção de nutrientes. Foto: Shutterstock

A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano é a responsável pela organização da Semana no país, e é através dela que todas as informações estão sendo transmitidas. A maior parte das cidades que possuem banco de leite receberá palestras, seminários e outras atividades alusivas ao evento.

Banco de leiteBanco de leite é fundamental

O maior motivo da intensa luta pela conscientização da importância da amamentação é o baixo número de bancos de leite, que causa um alto de número de mortes infantis por desnutrição. No Brasil, por exemplo, existem 354 bancos de leite para 5.520 municípios. Isso resulta em uma média de um banco de leite para cada 15 municípios.

Algumas cidades brasileiras criaram jeitos diferentes de comemorar a Semana. É o caso da cidade de Joinville, onde os funcionários da maternidade Darcy Vargas participam de uma gincana para treinar jeitos criativos e diferentes para o manejo da lactação. Haverá distribuição de brindes para os participantes.

As cidades de Uberlândia, Porto Alegre, Belém, Rio de Janeiro, Vila Velha, Feira de Santana, Recife, Vitória e Serra, promovem rodas de conversa, painéis, palestras e seminários para discutir a importância de criar ações para proteger, promover e apoiar o aleitamento materno.

Em Florianópolis, a “Hora do Mamaço” foi a promoção escolhida para abrir a SMAM. Uma reunião de mães que amamentaram seus filhos em público no Parque de Coqueiros, no último fim de semana.

Mais de 70 mil mães já doaram

Só em 2014, mais de 89 mil mulheres já procuraram um banco de leite no Brasil, para conseguir alimento para seus filhos. O processo de divulgação dos bancos é muito importante na consolidação desta cultura.

Cerca de 77 mil mães doaram leite neste ano, contabilizando um total de 87 mil litros arrecadados, para 67 mil distribuídos. Isto contribui de maneira muito sólida para a erradicação da desnutrição e da mortalidade infantil no país. 

A região Sudeste, onde se localiza o Banco de Leite Humano do Instituto Fernandes Figueira, centro de referência nacional, é a campeã em arrecadação. Cerca 30 mil litros foram coletados, para 22 mil distribuídos.

Banco de leite
No Brasil, bancos de leite são escassos: um para cada 15 municípios. Foto: Shutterstock

Se você faz parte de algum dos grupos beneficiados pelos bancos de leite, tanto doadores ou receptores, procure o banco mais próximo e se informe. Para entender mais do assunto, confira a programação da Semana Mundial do Aleitamento Materno na sua região, e participe. Você pode reforçar a qualidade da nutrição infantil no Brasil.

Mais Semana Mundial do Aleitamento Materno:

Pediatra dá dicas para a amamentação

É preciso se preparar para amamentar?

Mamar deitado pode causar dor de ouvido no bebê

Mãe de leite pode salvar a vida de recém-nascidos

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ