Criança

11/12/2015 04:14 - Atualizado em 07/12/2016 06:57

Aprenda como limpar o umbigo do bebê

Períodos antes e após a queda do coto umbilical requerem delicadeza no cuidado.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Pais de primeira viagem sempre têm dúvidas sobre os cuidados com os recém-nascidos, e muitas delas não vêm em manuais de instruções. Quando o assunto é higiene, alguns detalhes são importantes. Entre eles, por exemplo, saber como limpar o umbigo da criança.

É importante seguir algumas dicas para garantir uma limpeza eficaz, sem causar irritações ou lesões tanto na pele do bebê quanto no coto umbilical. Confira!

como limpar o umbigo do bebê

Como limpar o umbigo do bebê

O cordão umbilical conecta o feto à placenta da mãe e é cortado no momento do nascimento da criança. No local, fica um pequeno coto, que deve cair espontaneamente entre 7 e 15 dias após o parto. Antes e depois desse momento, os pais devem ter um cuidado extra na limpeza do local pra evitar infecções. O processo é bastante simples.

1. Ao limpar o umbigo, lave bem as mãos para evitar a transmissão de bactérias nocivas ao bebê.

2. Durante o banho da criança, limpe a região com água e sabão, de preferência neutro. Os movimentos devem ser bastante suaves para não causar machucados.

3. Depois do banho, seque bem todo o corpinho do bebê com bastante cuidado, inclusive o umbigo. Use um pouco de álcool 70% em um cotonete e limpe a região, eliminando todos os resíduos que ficaram acumulados. Lembre-se que os movimentos devem ser suaves e delicados.

4. Evite movimentos contrários para não levar bactérias de volta ao coto umbilical.

5. É importante que a pele fique seca para que a cicatrização ocorra de maneira correta. O álcool deverá secar naturalmente e nada deve ser colocado por cima da região.

Alguns bebês apresentam uma secreção amarelada saindo do coto umbilical, mas nem sempre isso é sinal de infecção. O ideal é avaliar junto ao médico pediatra a normalidade da cicatrização. Já se o bebê apresentar febre, vermelhidão no umbigo e coto umbilical inchado, pode ser sinal de que algo está errado.

Caso apareça uma feridinha após a queda do coto, a limpeza com o álcool 70% deve prosseguir.

Saiba Mais
Doação de leite materno contribui para a qualidade de vida dos bebês
Lembre destas 9 dicas antes de visitar recém-nascidos
Conheça o "manual" de um pai de primeira viagem

Higiene da criança deve ser cuidadosa

A higiene é um dos hábitos mais importantes desde o início da vida. E ela não se restringe ao banho da criança. Lembre-se de utilizar toalhas, banheiras e roupas de cama sempre limpas.

A troca da fralda nunca deve ser adiada, pois pode acabar causando assaduras e dermatite. Ela deve ser substituída a cada três horas, ou quando já estiver suja. Deixar o bumbum do bebê respirar também é um hábito saudável.

Seja delicado ao lidar com o bebê. Afinal, ele ainda é uma criaturinha muito frágil. Lave bem todo o corpo da criança, sem se esquecer das dobrinhasDepois, é hora de secá-lo com cuidado, evitando deixar qualquer área úmida.

As unhas do bebê também devem estar sempre limpas e aparadas para evitar arranhões e contato com bactérias.

Viu como limpar o umbigo do bebê é simples? Não se esqueça de nos contar o que você achou do artigo! E aproveite para conferir outras dicas de saúde aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
coto umbilical
recém-nascido
higiene
banho

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ