Criança

26/03/2015 03:32 - Atualizado em 30/11/2016 03:36

Aprenda como acabar com piolhos nos pequenos

Eliminar os piolhos exige paciência e preparo por parte de pais e professores.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Não existe uma idade certa para ser infectado pelos piolhos, mas é na infância que eles aparecem com maior frequência. Na escola, quando um aluno está contaminado, a situação pode se tornar epidêmica. Por isso, é necessário sempre cuidar para que os pequenos estejam limpos.

A pediculose pode causar muita irritação no seu filho. Quer descobrir como acabar com piolhos e proporcionar alívio às crianças? Algumas técnicas feitas em casa costumam ser bastante eficientes. Caso o problema não seja resolvido, é possível recorrer também ao auxílio médico, com remédios. 

como acabar com piolhos

Acabar com piolhos não é tarefa fácil

Os piolhos são insetos bem pequenos que vivem no couro cabeludo, nas sobrancelhas e nos cílios. Eles são transmitidos pelo contato com pessoas infectadas. Os bichinhos podem viver por apenas um ou dois dias fora do corpo.

Na cabeça, eles se desenvolvem na pele que cobre o topo. Também podem ser encontrados nas roupas e nos lençóis.

É possível contrair piolhos quando se entra em contato com o inseto ou com os ovos dele, as chamadas lêndeas. Em cerca de uma semana, eles liberam o filhote

Nas crianças, os pais devem sempre estar atentos à cabeça e manter hábitos constantes de asseio. Em família, o compartilhamento de objetos pessoais facilita a propagação do problema. Se alguém estiver contaminado, verifique sempre toalhas, lençóis, roupas e itens de higiene.

Os principais sintomas da infestação por piolhos são coceira intensa, cócegas e movimento nos cabelos, lêndeas em fios de cabelo e manchas vermelhas no couro cabeludo, nos ombros e no pescoço.

Como os insetos se disseminam muito rapidamente, é difícil acabar com piolhos de uma só vez. Geralmente, é necessário seguir o tratamento por dias.

como acabar com os piolhos

Como acabar com piolhos de vez?

Não é mais necessário raspar a cabeça da criança e traumatizá-la. Existem no mercado loções e shampoos específicos para acabar com piolhos. A permetrina é uma substância presente nesses produtos, que são muito eficientes no combate aos insetos. Podem ser encontrados em farmácias e não precisam de receita médica.

O shampoo medicinal é utilizado com o cabelo limpo, aplicando-se o remédio nos fios e no couro cabeludo, deixando agir por 15 minutos antes de lavar. Depois de 8 horas, deve-se verificar a cabeça da criança para conferir se os piolhos ainda estão lá.

É importante também remover as lêndeas. Pentes de metal com dentes finos são eficazes para eliminar os ovos. Quando a infestação é muito grande, pode ser necessário recorrer ao médico, que recomenda medicamentos ou produtos mais fortes.

Para acabar com piolhos de modo mais eficaz, as roupas, os lençóis e todos os produtos pessoais da criança precisam ser lavados com água quente. Dessa forma, você garante que ninguém mais em contato com ela seja contaminado.

Se a criança for menor de seis meses, o tratamento pode ter efeitos colaterais. Da mesma forma, idosos e pessoas com menos de 50 quilos devem procurar auxílio médico antes de recorrerem às formas convencionais de combate aos bichinhos.

Gostou das dicas de saúde para o seu filho? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
piolhos
lêndeas
higiene infantil
saúde infantil

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ