Criança

20/03/2016 04:00 - Atualizado em 06/12/2016 11:32

Aprenda 8 cuidados com bebês recém-nascidos

Cuidar deles é provavelmente o ato mais simples e difícil que você fará em sua vida.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você sobreviveu a nove meses de gravidez. Depois da emoção do trabalho de parto, agora está pronta para voltar para casa e começar uma nova vida. Só que, ao chegar ao lar, você perceber que não tem ideia do que está fazendo. Realmente, os primeiros dias não são fáceis. Por isso, algumas dicas de cuidados com bebês recém-nascidos são sempre bem-vindas.

Bebês recém-nascidos precisam de cuidados

O bebê é totalmente dependente dos adultos. Esse sentimento de responsabilidade, muitas vezes, é esmagador para o casal. Dessa forma, o primeiro conselho não poderia ser outro: respire. Em seguida, relaxe. O bebê é capaz de sentir quando você está tensa ou ansiosa. Confira a seguir algumas dicas para tornar um pouco mais simples a tarefa de cuidar do seu recém-nascido.

bebês recém-nascidos

8 cuidados com recém-nascidos

1. Alimentação

O bebê vai dormir a maior parte do tempo. Os recém-nascidos geralmente dormem até 20 horas por dia, nas primeiras semanas. Acontece que é um sono intermitente, pois eles também precisam comer. O estômago é pequeno e, as necessidades nutricionais, enormes. Dessa forma, as mamadas devem ser frequentes.

2. Levantar e segurar o bebê

Há várias maneiras seguras e confortáveis ​​para transportar um bebê. Seja qual for a posição que você escolher, sempre apoie a cabeça e o pescoço do recém-nascido. Tenha cuidado com essas partes na hora de retirá-lo do berço. É importante usar os dois braços, sempre dando o maior apoio possível.

3. Arroto

Bebês tendem a engolir muito ar durante a alimentação. Isso faz com que eles tenham refluxo, se não arrotarem com frequência. Usando um braço, segure o bebê na posição vertical contra o seu ombro. Bata suavemente em suas costas com a outra mão.

4. Dia e noite

Para ensinar os recém-nascidos a ficarem acordados durante o dia e dormirem à noite, tente algumas estratégias. Evite ligar luzes fortes ou prolongar a troca das fraldas noturnas. Lembre-se que, em se tratando de crianças, muito sono durante o dia irá mantê-las acordadas à noite.

5. Posição no berço

Posicione o bebê em um colchão firme e plano. Não coloque travesseiros, bichos de pelúcia ou edredons enquanto ele dorme. Aparentemente inofensivos, esses objetos são capazes de aumentar o risco de morte por asfixia. A Academia Americana de Pediatria recomenda que os pequenos sejam colocados para dormir de costas, reduzindo o risco de síndrome da morte súbita infantil.

6. Acalmar o bebê

As razões do choro do recém-nascido nem sempre são óbvias, mas há opções nas quais apostar. A primeira delas é a fome, e a segunda são as fraldas. Caso nenhuma dessas resolva, verifique se a roupa está muito quente ou se ele está com frio. Considere ainda a opção de que ele esteja chorando sem motivo – um pouco de carinho pode ser útil.

7. Banho

Ele não precisa necessariamente tomar um banho na banheira nos primeiros dias. Um pano úmido é o suficiente para manter a higiene. Quando sentir que é a hora do banho, procure ter muito cuidado com o coto umbilical, caso ainda não tenha se desprendido.

8. Cortar as unhas

As unhas dos recém-nascidos crescem rapidamente e exigirão o corte pelo menos uma vez por semana – você será lembrada por um pequeno arranhão. Procure cortá-las quando ele estiver dormindo e use um cortador específico.

Gostou das dicas? Então aproveite para compartilhar o artigo com outras papais e mamães de primeira viagem! E não se esqueça de conferir outras novidades de saúde e bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
maternidade
pós-parto
rotina infantil
cuidar de bebês

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ