Clínica Geral

25/05/2015 06:00 - Atualizado em 02/12/2016 11:40

Zika vírus: especialista responde suas dúvidas

Há motivo para se preocupar? Segundo dados do Ministério da Saúde, já foram notificados 16 casos da doença no Brasil.

POR

Dr. José Cerbino Neto

  • +A
  • -A

O Zika vírus já contabiliza 16 casos no Brasil (oito pacientes na Bahia e oito no Rio Grande do Norte) confirmados pelo Ministério da Saúde. Transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue, febre amarela e chicungunha, o zika ainda é considerado benigno, mas não é por isso que você deve se descuidar.

O vice-diretor de serviços clínicos do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, José Cerbino Neto (INI/Fiocruz), conversou com o Vivo Mais Saudável e explicou tudo sobre os sintomas e cuidados que você e sua família devem ter.

Conheça a Zika, doença transmitida pelo mosquito da dengue.

1. Como podemos identificar a doença?

A infecção do zika é considerada leve, alto limitada, que varia entre 5 a 7 dias no organismo. O zika tem uma letalidade menor quando comparado a dengue. O vírus também é transmitido pelo Aedes aegypti, mas o curso desta infecção é benigno. A febre é mais baixa, não passa de 38 graus, mas há uma frequência maior de manchas no corpo. Nós temos poucos casos de zika diagnosticados pelo Ministério da Saúde, mas pode ser que existam mais casos. Como é uma doença benigna, o aparecimento dela dura pouco.

2. Após notar os sintomas, qual o processo de confirmação da doença?

Para confirmar se a pessoa está com zika, é necessário um diagnóstico molecular, a partir de um exame de sangue, para identificar qual agente está causando os sintomas.

3. No Brasil, os postos de saúde estão preparados para realizar tratamento aos pacientes?

Sim, os postos de saúde estão preparados para dar assistência. O importante é que ao notar os sintomas, febre baixa e manchas pelo corpo, a pessoa seja examinada por um médico. Vale ressaltar que, pelos sintomas serem benignos, pode-se achar que não é necessário procurar ajuda. Mas sem algumas medidas, pós diagnóstico confirmado, pode haver complicações do quadro de saúde. É importante procurar uma unidade de saúde.

4. Crianças precisam de maiores cuidados e como se prevenir?

Como os sintomas do zika são os mesmos em qualquer faixa etária, os cuidados também. As medidas para prevenir o zika são as mesmas da dengue:

  • Não deixar água parada em recipientes,
  • Cuidar da limpeza da casa e de áreas externas,
  • Fechar bem os sacos de lixo.

5. E existe algum projeto para vacina?

Para a dengue já existem estudos de vacinas bem avançados, mas para zika ainda não.

Receba nossas entrevistas com especialistas por SMS e fique sempre bem informado! 

TAGS
zika vírus
infecção zika
sintomas zika
tratamento zika

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ