Clínica Geral

28/08/2015 04:03 - Atualizado em 07/11/2016 12:10

Versão digital do Cartão SUS já está disponível

O documento pode ser acessado por meio de um aplicativo para dispositivos móveis.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O Ministério da Saúde lançou a versão digital do Cartão SUS, que pode ser acessado por meio de um aplicativo para dispositivos móveis. A novidade oferece vários serviços aos usuários, facilitando também a disponibilização de informações sobre o estado de saúde do paciente, tudo com mais rapidez e comodidade.

A proposta visa a aproveitar a grande adesão de brasileiros ao uso da internet em smartphones para, assim, economizar recursos que seriam gastos com o cartão físico. Além disso, garante um suporte mais eficiente e de fácil acesso para a população que utiliza os serviços da rede pública de saúde no país.

mulher verifica cartao sus no celular

Cartão SUS agora é digital

A versão digital do Cartão SUS já está disponível para download via aplicativo para smartphones e tablets. Além do número do cartão, a ferramenta também permite disponibilizar e acessar informações sobre a saúde do paciente, como o Índice de Massa Corporal (IMC), alergias medicamentosas e alimentares, exames realizados e medicamentos de uso contínuo.

Também é possível utilizar alguns serviços como a marcação de consultas, o controle do cartão digital de vacinação e o uso do SUS Advisor, que fornece a localização e permite a avaliação de serviços públicos de saúde.

O Cartão SUS Digital está disponível para o sistema Android, na Play Store, e deve chegar em novembro à Apple Store, para sistemas IOS. Para utilizá-lo, basta baixar o aplicativo e fazer um login, informando o CPF, a data de nascimento e um endereço de e-mail.

Saiba Mais
Hemograma: Saiba quando e por que fazer o seu
Exames de rotina previnem doenças sérias
Parto cesárea deverá ter justificativa médica

A ferramenta apresenta os dados da pessoa e também permite o preenchimento de diversas informações, desde o tipo sanguíneo até os resultados de exames de pressão e glicemia.

Segundo nota do Ministério da Saúde, "o registro do conjunto de informações por meio da identificação do usuário é extremamente importante porque, a partir das informações reunidas, será possível acompanhar melhor a saúde dos pacientes e garantir uma atenção ainda mais adequada aos brasileiros que utilizam a rede pública de saúde".

Apesar de o Cartão SUS Digital conter o nome, o número do cartão e o CPF do usuário, na hora de utilizá-lo como identificação nas unidades de saúde, é preciso apresentar juntamente um documento com foto.

Serviços do Sistema Único de Saúde

Toda a população brasileira, desde o seu nascimento, tem direito aos serviços de saúde gratuitos, sendo amparada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que foi criado em 1988 pela Constituição Federal Brasileira para ser o sistema de saúde dos mais de 180 milhões de cidadãos do país.

O SUS reúne postos de saúde, ambulatórios, hospitais, laboratórios e todos os estabelecimentos públicos de saúde responsáveis por garantir o direito ao acesso a todo tipo de atendimento, desde simples consultas até o transplante de órgãos.

O Cartão SUS, ou Cartão Nacional de Saúde, é o documento que identifica o usuário do sistema de saúde, contendo suas informações pessoais e registros sobre procedimentos clínicos que já realizou. O cartão facilita o atendimento e o acesso ao banco de dados do SUS.

Gostou da novidade? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de saúde aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
Cartão Nacional de Saúde
Sistema Único de Saúde
saúde pública
celular

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ