Clínica Geral

09/09/2014 06:00 - Atualizado em 02/12/2016 07:47

Veja dicas para identificar os sintomas da febre Chikungunya

Sintomas da febre Chikungunya são semelhantes aos da dengue.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Apesar de não ser tão conhecida no brasil, a febre Chikungunya é viral e é transmitida por um mosquito. Por ter essas características, é muito confundida com a dengue. A doença, popular em algumas regiões de África, é transmitida pelo Aedes aegypti, o famoso propagador da dengue no Brasil, e o Aedes albopictus. Para você conhecer os sintomas da febre Chikungunya, preparamos uma lista esclarecedora.

sintomas-da-febre-chikungunya


Os sintomas da febre Chikungunya

Os sintomas da febre Chikungunya aparecerem entre quatro e oito dias após ser picado. É nesta época que são apresentadas febre e dores nas articulações.

- Assim como na dengue, um dos sintomas da febre Chikungunya mais presentes em pacientes é a febre alta.

- Os pacientes dizem sentir mais dores nas mãos e pés. Note se há um inchado diferente do normal.

- Dores nas costas e cabeça também são fortes. Fique em repouso.

- Erupções cutâneas, náuseas e vômitos deixam a doença ainda mais penosa. As erupções surgem como pequenas bolhas na pele.

Se você identificar mais de três desses sinais, vá ao médico imediatamente. Os sintomas da febre Chikungunya costumam durar de entre 10 e 15 dias. Em casos mais graves e raros, podem ocorrer complicações cardíacas e neurológicas.

O nome Chikungunya, no idioma africano makonde, significa "aqueles que se dobram", lembrando a postura que alguns pacientes acabam tendo pelas grandes dores articulares.

Riscos e tratamento

Segundo médicos, o risco de contrair a doença aumenta em épocas de calor e chuva, quando insetos se reproduzem com maior facilidade. O mosquito Aedes albopictus, um dos transmissores, além de ser encontrado em cidades, também pode ser visto em áreas rurais.

Para ter um diagnóstico mais preciso da doença, são feitos exames de sangue. No exame, os médicos buscam a presença de anticorpos que combatem o vírus. Para garantir mais precisão, além da ocorrência de sintomas da febre Chikungunya, alguns outros exames podem ser feitos.

Ainda não existem vacinas para prevenção e tratamento. A medicação é feita por anagésicos e antitérmicos. Para aliviar os sintomas, é importante beber água e permanecer em repouso. Caso o paciente ainda sinta dores nas articulações, anti-inflamatórios e fisioterapia são indicados.

Os sintomas da febre Chikungunya e a Dengue

A confusão entre as doenças se dá pela similaridade de sintomas. Apesar de penosa, a doença mata menos do que a dengue. A causa de morte é associada a outras enfermidades, já que as complicações sérias são raras, mas as contribuições a outras patologias podem acontecer. A febre, menos mortífera, não tem forma de manifestação hemorrágica.

A dengue, famosa por seus subtipos, se diferencia também da chikungunya neste aspecto. Quando a pessoa é infectada pela febre, se torna imune.

Em julho de 2014, o Brasil já tinha registrado 20 casos da doença, mas todos foram contraídos fora do país. Já em fevereiro de 2015, os números saltaram para 2,9 mil pessoas contaminadas, segundo dados oficiais do Ministério da SaúdeApesar das distinções, as enfermidades podem se manifestar simultaneamente em um paciente.


Seus exames estão em dia? Aproveite para saber agora em Meus Check-ups.

Acompanhe nossas dicas de saúde e deixe um comentário! Curta também nossa página no Facebook e saiba de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ