Clínica Geral

10/12/2014 09:32 - Atualizado em 10/12/2016 12:16

Veja como evitar a candidíase no verão em 4 dicas

Saber como evitar a candidíase depende da escolha de roupas e de hábitos de higiene.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Provocada pelo fungo Candida Albicans e comum entre as mulheres, a candidíase é uma doença infecciosa e que merece atenção. São raras as mulheres que passam a vida sem serem atacadas por esse fungo. Muitas vezes, isso acontece por não saber como evitar a candidíase. Se você integra esse grupo, confira algumas das dicas para prevenir-se do problema.

como evitar a candidiase

Como evitar a candidíase: Causas do problema

Lugares escuros, quente e úmidos são o habitat natural dos fungos. É nesses espaços que eles se proliferam com a maior facilidade. E o corpo feminino possui um canal aberto que possui todas essas qualidades. Ele se chama vagina e é o local mais afetado pela candidíase. O que não significa que a boca ou a pele não possam sofrer com as ações fúngicas.

De modo geral, é a umidade que faz com que a candidíase surja. Portanto, se você quer saber como evitar a candidíase, manter-se seca é a resposta principal. Você até pode ter contato com o fungo, mas se não oferecer um ambiente propício para o desenvolvimento dele, provavelmente não irá sofrer com a doença.

A candidíase não pode ser considerada uma doença sexualmente transmissível, já que o fungo está adormecido dentro do corpo de todas as pessoas. No entanto, usar camisinha é uma boa ideia para quem deseja aprender como evitar a candidíase. Isso porque o fungo está na flora vaginal da mulher e em esporos espalhados no pênis do homem. O ato sexual pode ajudar a despertá-lo.

Como evitar a candidíase em 4 dicas

1. Use pouco sabão

A higiene íntima deve ser feita de forma cuidadosa para não afetar a flora vaginal. Segundo o ginecologista Bruno de Carvalho, é preciso evitar o uso indiscriminado de sabonetes e cosméticos íntimos. Pouco sabão e muita água é a receita ideal para a limpeza da vagina e da região genital. Para secar, use papel higiênico.

2. Fuja das roupas sintéticas

O cuidado com as roupas é uma dica importante para quem quer saber como evitar a candidíase. “As mulheres devem evitar o uso de roupas de tecidos sintéticos ou muito justas", afirma Carvalho. Os tecidos sintéticos não permitem que a pele respire, assim como as roupas apertadas fazem com a fricção e o calor na região aumentem.

3. Não fique com biquíni molhado

Em tempos de verão, é muito comum encontrar biquínis e maiôs molhados pela água do mar ou da piscina. Mantenha sempre uma calcinha ou um maiô extra e realize a troca assim que molhar a peça que você estiver usando. Assim, você evita um contato muito longa com a roupa de banho que está úmida, é feita de tecido sintético e é justa ao corpo.

4. Prefira calcinhas de algodão

Um bom método de aprender como evitar a candidíase é escolher calcinhas feitas em materiais como o algodão. Além de ser mais leve, é um tecido mais fresco e com fibras mais abertas, que permitem a passagem do ar e a ventilação na região genital. Manter essa parte do corpo mais arejada, diminui a temperatura e a umidade no local. Com elas, reduzem os risco de desenvolver candidíase.

Gostou das dicas de saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
candidíase
saúde da mulher
prevenção de doenças
verão

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ