Clínica Geral

13/10/2014 05:03 - Atualizado em 01/12/2016 07:17

Tratamento contra o câncer: Quais as chances de vencer a doença

Veja como potencializar o tratamento contra o câncer na luta para vencer a doença.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Embora a ciência ainda não tenha descoberto a cura definitiva para o câncer – cuja definição abrange um conjunto de mais de cem doenças –, isso não significa que é impossível ver-se livre do problema. O tratamento contra o câncer é um processo difícil e prolongado, com chances de sucesso que podem variar muito, mesmo em casos semelhantes.

De acordo com o oncologista clínico Bruno Pozzi, é preciso ser otimista independentemente da situação. “Como oncologistas, o máximo que conseguimos fazer é tentar jogar as probabilidades a favor do paciente. Por vezes, as chances de sucesso são altas e mesmo assim as coisas dão errado. Felizmente, também existem os casos quase impossíveis, mas que ainda assim dão certo. E é por isso que o oncologista tem que ser eternamente um otimista", afirma.

tratamento-contra-o-cancer

Diagnóstico precoce para o tratamento contra o câncer

As chances de sucesso no tratamento contra o câncer dependem diretamente do quão precoce for o diagnóstico. Se a descoberta for feita de forma tardia, os índices de sucesso diminuem e a possibilidade de que surjam complicações depois do tratamento aumenta.

No caso do câncer de mama, por exemplo, se a doença for descoberta ainda no estágio inicial, as chances de que o tratamento seja bem sucedido são de até 90%. Assim, tão importante quanto cultivar hábitos saudáveis – da alimentação ao sono, passando pelas atividades físicas – é realizar exames periódicos e estar atento a possíveis sintomas.

Os sintomas variam muito de acordo com o estágio da doença e a parte do corpo afetada. Além disso, dificilmente um sinal indicará, por si só, a presença de câncer. É preciso cruzar as informações com outros fatores de risco para tornar possível o diagnóstico. De qualquer forma, esteja atento a:

- Tosse persistente

- Dificuldade em engolir

- Fadiga acentuada

- Protuberância na pele

- Mudanças de peso sem causas aparentes

- Alterações da pele, como escurecimento ou vermelhidão, além de feridas que não cicatrizam

- Mudanças nos hábitos intestinais ou da bexiga

- Rouquidão

- Dor muscular ou nas articulações de forma persistente

- Febre ou suores noturnos constantes sem causa aparente.

É importante lembrar que mesmo os pacientes cujos cânceres não têm cura podem viver por muitos anos com boa qualidade de vida. Assim como qualquer outra doença crônica, geralmente é possível manter o problema sob controle.

Tratamento contra o câncer varia de caso para caso

Existem cinco principais formas de tratamento contra o câncer:

- Cirurgia

Trata-se da modalidade de tratamento contra o câncer mais antiga e mais definitiva, principalmente quando o tumor está em estágio inicial e em condições favoráveis para remoção. As técnicas cirúrgicas têm melhorado muito nos últimos anos, evoluindo para as micro-cirurgias.

- Quimioterapia

Consiste em um tratamento que utiliza quimioterápicos, drogas que, quando ingeridas ou injetadas no paciente, destroem as células tumorais. A ação não se limita à área do tumor, o que favorece o combate a disseminações do câncer, mas também provoca efeitos colaterais ao atingir tecidos saudáveis.

- Radioterapia

É o tratamento mais utilizado para tumores localizados que não podem ser retirados por cirurgia . A ação da radioterapia é semelhante à da quimioterapia, com a diferença de que fica restrita ao local tratado.

- Hormonioterapia

Tem como objetivo impedir a ação dos hormônios responsáveis pelo crescimento das células cancerígenas. Essa técnica é muito utilizada no tratamento do câncer de mama e de próstata.

- Terapia alvo

Age por meio de drogas que bloqueiam alvos específicos de determinadas proteínas. São medicamentos ministrados geralmente via oral.

E aí, ficou atenta às dicas? Então deixe um comentário e participe da nossa discussão sobre o tema no Facebook.

TAGS
Outubro Rosa
câncer de mama

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ