Clínica Geral

16/12/2014 02:39 - Atualizado em 07/12/2016 10:21

Toxoplasmose: Entenda as causas e veja como tratar

A principal causa da toxoplasmose é o contato com as fezes de gatos contaminados.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A toxoplasmose é uma doença infecciosa causada pelo parasita Toxoplasma gondii. Esse protozoário é encontrado principalmente nas fezes de gatos, mas pode estar hospedado em qualquer outro animal ou até em pessoas. A transmissão pode ocorrer durante a gravidez, de mãe para feto, mas não é transmitida de uma pessoa para outra. Na maioria dos casos, a doença não é grave, e existem formas de se prevenir contra a contaminação.

Entenda as causas da toxoplasmose

Os gatos são os principais hospedeiros do parasita, que é encontrado nas fezes dos felinos, e também pode estar em homens e outras espécies de animais. A transmissão da toxoplasmose ocorre por meio do contato com os excrementos dos gatos, por transfusões de sangue ou transplantes de órgãos, pelo consumo de carne crua ou mal cozida e ainda de vegetais que tenham tido contato com as fezes de animais hospedeiros ou material contaminado.

toxoplasmose

A transmissão da doença também pode ser intrauterina, ou seja, da gestante contaminada para o feto. Esses casos precisam de atenção redobrada no tratamento, pois um feto contaminado pode ter a sua formação afetada. Outro grupo de risco da toxoplasmose são as pessoas com baixa defesa imunológica, como pacientes com AIDS.

Conheça os sintomas da toxoplasmose

A maioria das pessoas infectadas não apresenta sinal de contaminação. Isso acontece poque a toxoplasmose é assintomática, não causando sintomas e podendo passar desapercebida em pacientes com imunidade normal. As defesas imunológicas de uma pessoa saudável podem deixar o parasita inativo no organismo, sem causar danos por tempo indeterminado.

Apesar das grandes chances de a doença não se manifestar, ela também pode provocar quadros graves no miocárdio, fígado e músculos. No caso de haver sintomas, os principais são febre, manchas na pele, cansaço, dores no corpo, linfadenopatia (ínguas espalhadas pelo corpo), dificuldade para enxergar e lesões na retina.

Veja os tratamentos indicados

Para aquelas pessoas assintomáticas, que não apresentam sinais da doença, geralmente não é necessário também tratamento, pois a doença é eliminada naturalmente pelo organismo depois de algum tempo. Para quem necessita de tratamento, ele é feito através de medicamentos que possuem antimaláricas e antibióticos.

Já para os pacientes com Aids, é recomendado continuar o tratamento enquanto o sistema imunológico estiver debilitado para evitar que a toxoplasmose se manifeste novamente. Gestantes também têm um tratamento diferenciado, sendo receitado conforme cada caso.

Saiba como prevenir a doença

A melhor forma de evitar complicações e ficar longe da toxoplasmose é se prevenindo. Com alguns cuidados simples durante o dia a dia é possível evitar a contaminação. Confira a seguir as principais dicas e se proteja.

- Não ingerir carnes cruas ou muito mal passadas

- Lavar bem os vegetais e as frutas antes de consumir

- Evitar o contato com fezes de gatos

- As gestantes ainda devem fazer os exames periodicamente durante toda a gravidez, para identificar qualquer sinal da doença precocemente.

Curte nossas dicas de saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
saúde
doença
tratamento
crianças
gravidez

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ