Clínica Geral

11/09/2014 09:00 - Atualizado em 02/12/2016 04:41

Tire suas dúvidas sobre a presença de nódulos na tireoide

Nódulos na tireoide podem ser tanto inofensivos quanto um problema sério como o câncer.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Não é raro pessoas apresentarem nódulos na tireoide, localizada na região do pescoço. Em boa parte dos casos são situações normais, que não apresentam nenhum risco à saúde. Entretanto existe a possibilidade de ser um câncer. Por isso, é importante sempre procurar um endocrinologista quando estiver com alguma suspeita de problema.

nodulos-na-tireoide


De acordo com Mateus Dorneles Severo, médico endocrinologista pós-graduado na área e membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), a tireoide produz hormônios essenciais para regular o nosso metabolismo. Não existe uma explicação concreta para o surgimento dos nódulos inofensivos. Mas quando se trata de um câncer, um dos principais motivos é a radiação.

Sintomas dos nódulos na tireoide

Dr. Mateus destaca que muitas vezes as pessoas nem fazem ideia de que estão com o problema e só o descobrem quando vão ao médico tratar alguma outra doença. “Grande parte dos pacientes não sente nada. Descobre o nódulo em consultas de rotina ou por exames pedidos por outro motivo, como ecografia do pescoço. Por outro lado, algumas pessoas têm sintomas como sensação de corpo estranho ou aperto e sufocamento no pescoço, perda de peso, fraqueza,coração acelerado e tremor”, conta o especialista.

O diagnóstico

Existem dois procedimentos iniciais que são usados no diagnóstico dos nódulos na tireoide. O exame de sangue, que detecta a quantidade de hormônio da tireoide que a pessoa tem e uma ecografia, que mostrará com detalhes a anatomia geral do nódulo.

Caso se detecte nódulos na tireoide, outros dois exames deverão ser realizados:

- Punção aspirativa com agulha fina: aqui o médico faz uso de uma agulha muito fina para retirar uma pequena amostra de tecido da região da tireoide. Esse tecido será analisado em um microscópio e o profissional poderá chegar a conclusão se o nódulo é benigno e maligno.

- Cintilografia de tireoide: o exame tem a função de observar se a tireoide está produzindo hormônio em demasia. O procedimento é realizado com uma pequena quantidade de iodo radioativo que é ingerido pela pessoa. O resultado é analisado por base nas áreas em que o iodo vai se armazenar na tireoide.

O tratamento dos nódulos na tireoide

Para a realização do tratamento, é preciso primeiro ter os resultados dos exames em mãos. A tireoide ser benigna ou maligna, estar ou não produzindo hormônio em exagero, tudo influência na forma de recuperação. Por isso é importante também a consulta médica.

Nódulos na tireoide malignos, ou seja, câncer de tireoide, são tratados com cirurgia. Nódulos benignos e assintomáticos podem ser somente observados. Nódulos que produzem hormônio em excesso podem ser tratados com iodo radioativo”, finalizou o médico.

Se você suspeita que pode estar com algum problema semelhante ou apresenta nódulos na tireoide, fique atento. Vá ao endocrinologista e faça todos os exames necessários. É sempre importante estar atento e em dia com a saúde.

Gostou da matéria? Comente aqui embaixo! Quer sempre mais? Curta a página Vivo Mais Saudável no Facebook!

TAGS
doenças
nódulos
câncer

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ