Clínica Geral

22/09/2014 02:31 - Atualizado em 09/12/2016 04:04

Tipos de varizes: Veja sintomas e tratamentos de cada um

Diferentes tipos de varizes exigem tratamento específico.

POR

Redação

  • +A
  • -A

As varizes são um dos problemas mais comuns quando as mulheres querem mostrar as pernas no verão. com os quais as mulheres se deparam ao querer mostrar as pernas no verão. Mas vocês sabia que existem três tipos de varizes, cada qual com seu tratamento mais indicado? É o que vamos desvendar agora.

tipos-de-varizes

Tipos de varizes

Basicamente, podem ser classificados três tipos de varizes:

- Tronculares: aquelas veias que são grossas, saltadas e bem visíveis na pele. Dos tipos de varizes esse é o mais intenso necessitando que seu tratamento seja feito em ambiente hospitalar. O procedimento, no entanto, pode ser feito a laser.

- Microvarizes: principal característica é que, embora visíveis, não são tão aparentes. A coloração desse tipo costuma ser azulada ou esverdeada. Além disso, o tratamento indicado pode ser feito não apenas no hospital, mas também no consultório médico.

- Veias reticulares: pequenas ramificações das veias que podem ser tratadas diretamente no consultório médico, sem a necessidade de internação.

Tratamento para os diferentes tipos de varizes

Em geral, cada um dos tipos de varizes deve receber o tratamento conforme a avaliação profissional feita e a gravidade do quadro. Em geral, pode-se considerar quatro principais tipos de tratamento para as varizes. O mais conhecido entre eles é a cirurgia, que deve ser realizada em um centro cirúrgico com a aplicação de anestesia.

Conforme a quantidade de veias doentes, o método utilizado consiste na inserção de agulhas que removem as varizes. Nesses casos, a recuperação do procedimento cirúrgico varia entre três e dez dias, de acordo com o porte da cirurgia.

Outro método que também é realizado no hospital é o método cirúrgico via laser. Esse é uma opção bastante utilizada no tratamento da veia safena, visto que assim não é preciso removê-la. O procedimento consiste na introdução de uma fibra ótica na veia doente e o Laser de Diodo instalado na ponta do equipamento.

Já a terceira opção de tratamentos dos diferentes tipos de varizes é a escleroterapia que serve para secar os vasinhos e ainda pode ser feita no consultório médico.

O quarto método mais tradicional para a eliminação das varizes é a esclerose com espuma. Esse procedimento não requer internação e é geralmente usado para o tratamento das microvarizes.

Causas das varizes

Entre os principais fatores causadores de varizes, pode-se destacar uma predisposição genética, o que representa que a doença pode ser passada entre gerações. Além disso, a idade também pode ser considerada um fator decisivo.

É extremamente incomum o aparecimento em bebês, começando a aparecer geralmente na fase da puberdade em que os homens esticam e as mulheres são bombardeadas pelos próprios hormônios. Além disso, o colágeno das veias começa a diminuir com a idade, por isso elas tendem a dilatar mais facilmente.

Mas não são apenas esses fatores naturais que propiciam o aparecimento das varizes. Hábitos incorretos também estão por trás desse problema. 

Ficar muito tempo na mesma posição, seja em pé ou sentado, prejudica a circulação do sangue nos membros inferiores. A obesidade e o sedentarismo também são fatores relacionados. A longo prazo, pessoas com intestino preguiçoso, que fazem força para evacuar e acabam pressionando as veias nas pernas, incorrem em maior risco de varizes. 

E aí, gostou da matéria? Deixe um comentário e curta nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
varizes
pele
saúde
beleza

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ