Clínica Geral

25/08/2014 05:08 - Atualizado em 04/12/2016 05:07

Tenesmo: Dor ao evacuar pode indicar infecção intestinal

Necessidade de evacuação é outro sintoma característico do tenesmo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Muitas vezes, aquela sensação desconfortável e dolorida após a evacuação, ou mesmo um momento de defecação difícil, podem ter como explicação uma sensação de nome pouco conhecido. O tenesmo é problema característico em pessoas acometidas com doenças inflamatórias no intestino, provenientes de infecções ou outras patologias.

Como o tenesmo se manifesta

Entre os sintomas de quem sofre com tenesmo, é possível destacar uma sensação constante de necessidade de evacuação, ainda que os intestinos estejam vazios e não haja nada para ser excretado.

Esse processo inclui uma sensação muito dolorida bem como cólicas e esforço físico - na tentativa de eliminar o que não há. Isso significa que as pessoas acometidas por tenesmo tendem a fazer um esforço excessivo de evacuação, ao passo que poucas fezes são eliminadas.

tenesmo


Origem em distúrbios de motilidade

Além do fundo infeccioso, o tenesmo também pode ocorrer com as doenças que afetam os movimentos normais dos intestinos, chamadas de distúrbios de motilidade - nome dado a problemas que interfiram nos movimentos do intestino para deslocar o bolo alimentar.

Tais ações são conhecidas como movimentos peristálticos e caracterizam-se por um conjunto de contrações musculares dos órgãos ocos e tem por finalidade juntar o bolo fecal e fazer uma varredura no intestino, provocando o avanço do conteúdo ali existente. De forma coordenada, ocorrem contrações e relaxamentos sucessivos da musculatura lisa que empurram o bolo fecal para baixo, para que seja expelido.

Uma das causas mais comuns de distúrbios de motilidade é síndrome do intestino irritável, que de forma constante propicia o aparecimento do tenesmo.

Além do transtorno de motilidade intestinal, e das doenças inflamatórias, também são motivo da dificuldade de evacuação abscessos anorretais, tumores em várias áreas do sistema excretor e câncer colorretal, a doença de Crohn (doença crônica do trato gastrointestinal), infecção do cólon (conhecida como colite infecciosa), inflamação do cólon ou do reto devido à radiação e a colite ulcerativa.

Outros sintomas do tenesmo

Além da sensação já citada sobre a dificuldade de evacuar, é importante salientar que o tenesmo pode vir a causar distensões, assim como dores e cãibras na região abdominal. Esses sintomas são provenientes da força feita para eliminar fezes inexistentes.

A sensação de dificuldade de excreção pode aparecer e desaparecer conforme a sua real causa. Por isso,é de grande importância buscar uma investigação clínica em caso de os sintomas serem persistentes ou frequentes.

Também é possível que ocorram sinais mais genéricos, como febre seguida de calafrios, além de náuseas e vômito. Fique alerta aos sintomas e tome nota para relatar ao especialista, pois podem se tratar de sinais da real doença que está causando o problema.

Apenas o médico poderá dar o diagnóstico mais apurado. Não hesite em procurá-lo principalmente se a dificuldade de eliminação das fezes vier acompanhada de outros sintomas, como dor abdominal - que não apenas por esforço -, bem como sangue nas fezes.

TAGS
intestino
doenças

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ