Clínica Geral

01/12/2014 12:00 - Atualizado em 08/12/2016 08:05

Sintomas de DST: Fique alerta e foque na prevenção

Descubra quais são os sintomas de DST que variam conforme a doença.

POR

Redação

  • +A
  • -A

É muito comum ouvir falar em doenças sexualmente transmissíveis, ainda mais quando muitas delas são responsáveis por matar tantas pessoas ao redor do mundo. Mas você sabe identificar os sintomas de DST? Entre pequenas feridas na região genital e um grande abalo do sistema imunológico, as doenças que são passadas através do contato sexual podem ter diversas consequências.

dst

Sintomas de DST: Doenças mais comuns

Herpes genital

A herpes genital é causada por um vírus que entra no corpo através do contato com fluídos corporais de alguém que já possua a doença. Ela se manifesta através de caroços, bolhas ou feridas, que surgem no local por onde o vírus entrou no corpo. Pode ser a vagina, o pênis, o ânus ou a boca. Qualquer um desses locais pode ser afetado pelos sintomas de DST que o vírus causa.

Hepatite B

A hepatite é uma doença que atinge o fígado e pode ser causada por diferentes bactérias. As variações mais comuns dessa doença são A, B e C, sendo que a segunda é a mais transmitida pelo contato sexual. O vírus ataca o fígado, causando uma infecção que deixa o órgão irritado e inchado. O amarelamento da pele e dos olhos são os sintomas de DST mais comuns desse vírus.

Aids

Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, a Aids é causada por um vírus chamado HIV, transmitido através do contato com o sangue ou o sêmen de algum infectado. É uma doença que ainda não tem cura e que ataca o sistema imunológico, reduzindo as defesas do corpo. O emagrecimento extremo e rápido costuma ser o sinal mais perceptível da doença.

aids

HPV

O HPV é uma das doenças mais perigosas que o sexo pode transmitir, já que ela é silenciosa, ou seja, não apresenta sintomas de DST. Ele é transmitido, geralmente, do homem para a mulher e sua maior consequência é o câncer no colo do útero. O HPV pode ser prevenido através de vacinas, que podem ser feitas em clínicas particulares. Para meninas menores de 13 anos, a vacina é gratuita.

Mantenha a saúde em dia: Clique e veja todos os exames indicados para você

Como detectar sintomas de DST

Apesar de existirem uma série de diferentes DSTs, com consequências e sintomas diferentes, a maioria dessas doenças apresenta os mesmos sinais, já que são transmitidas da mesma forma. O primeiro passo para detectar uma doença sexualmente transmissível é prestar atenção a si mesmo. Observe o seu corpo. Veja se há mudanças físicas que tenham surgido recentemente.

Faça também exames médicos, para diagnosticar qualquer alteração em níveis hormonais, cargas virais ou avarias no corpo. Um tumor no colo do útero, por exemplo, só poderá ser detectado em mulheres que fizerem um exame médico com imagem. Fora isso, não é possível confirmar a existência dos tumores.

Sua mente ajuda ou atrapalha seu bem-estar? Faça o teste e descubra

Se você não souber quais são os sinais que as doenças enviam, jamais saberá quando for a hora de se preocupar com o seu corpo. Corrimento intenso, escurecido e com odor forte é um dos sintomas. Feridas e verrugas na região genital, dor durante o contato íntimo, dor no baixo ventre e febre repentina também podem ser sinais.

Gosta das nossas dicas de saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
sexo
relacionamento
saúde
dst
sintomas DST
doenças sexualmente transmissíveis
sintomas aids

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ