Clínica Geral

12/11/2014 12:25 - Atualizado em 09/12/2016 11:56

Sintomas de câncer de próstata: Veja como identificar a doença

Homens não devem esperar sintomas de câncer de próstata para realizar exames.

POR

Redação

  • +A
  • -A

É senso comum acreditar que, se você não está com nenhum sintoma, é porque você não possui nenhuma doença. Pelo contrário: as piores doenças podem ser as mais silenciosas, como é o caso dos cânceres. Muitos homens deixam de fazer os exames de toque retal por não sentirem nenhum dos sintomas de câncer de próstata, sem saber que, em muitos casos, eles jamais aparecem.

Esse é um dos motes da campanha Novembro Azul, que busca conscientizar a respeito do câncer de próstata, uma doença silenciosa e fatal para muitos homens. O principal objetivo da campanha é incentivar os homens a realizarem os exames preventivos.

Possíveis sintomas de câncer de próstata

O câncer de próstata é conhecido como uma doença silenciosa, daquelas que se alastra sem deixar vestígios e só pode ser percebida quando já tiver alcançado um nível elevado de gravidade. Mas isso não significa que não existam sintomas de câncer de próstata. Muitas vezes são pequenos os sinais que aparecem na rotina masculina e por isso não são associadas à doença.

sintomas-do-cancer-de-prostata

A redução da intensidade do jato de urina, por exemplo, é um dos possíveis sinais. A quantidade de líquido expelido também está inclusa nesse sintoma. Mas em compensação, em casos de câncer de próstata o número de vezes em que o homem sente necessidade de urinar aumenta consideravelmente. Durante a noite ele pode precisar ir até 10 vezes ao banheiro.

Grande parte dos sintomas de câncer de próstata está ligada à urina. Dificuldade em iniciar ou interromper o ato de urinar e necessidade de fazer força para manter a regularidade do jato urinário podem ser sinais do câncer. Não conseguir segurar a urina e o vazamento do líquido antes de conseguir chegar ao banheiro também são vistos como sinais da doença.

Sintomas dolorosos também podem fazer parte dos sinais enviados pelo corpo. Dor na região mais baixa das costas e abaixo dos testículos, dores ao urinar e durante a ejaculação devem ser relatados a um médico urologista com urgência. Ele provavelmente fará uma requisição para um exame de coleta de urina, onde verificará a existência de sangue na urina, outro dos sintomas da neoplasia.

Sintomas de câncer de próstata: A importância dos exames

A realização de exames de rotina é essencial para o diagnóstico precoce e para a cura da doença. A maior parte dos casos não apresenta os sintomas de câncer de próstata. “O fato de se realizarem exames precoces que permitem detectar muito mais cedo esse tipo de doença e a maior eficácia dos vários tratamentos disponíveis permite explicar o aumento de sobrevivência dos doentes”, afirma o urologista Rui Farinha.

Os dois exames mais importantes para a detecção desse câncer são a medição de PSA - Antígeno Prostático Específico - e o exame de toque retal. O primeiro é coletado através de uma amostra de sangue, enviada a um laboratório de análises clínicas. Os níveis da substância no sangue serão os responsáveis por mostrar se há alterações na próstata.

O exame de toque retal é ainda um tabu entre os homens, mas é o mais importante dos testes para a próstata. Nem sempre os tumores causam alteração no PSA, mas eles sempre podem ser sentidos através do apalpar da próstata. O exame é feito através da introdução do dedo indicador de um próctologista no ânus do paciente. O toque na próstata revela se existem alterações na glândula.

sintomas-de-cancer-de-prostata

Melhor se antecipar aos sintomas

Não espere que o seu corpo lhe mostre sintomas de câncer de próstata. Solicite ao seu médico a realização regular de medições do PSA e frequente um urologista. Se houver alterações, procure o exame de toque retal. A partir dos 40 anos, todos os homens devem passar pelo exame de toque, independentemente de haver alterações nos níveis de PSA.

Deixe um comentário e não esqueça de acompanhar nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
próstata
saúde do homem
câncer de próstata
novembro azul

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ