Clínica Geral

05/10/2014 05:16 - Atualizado em 07/12/2016 06:39

Sintomas da infecção urinária podem afetar uretra, rins e bexiga

Procure um médico caso sinta alguns dos sintomas da infecção urinária para evitar mais problemas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A infecção urinária é uma doença que atinge grande parte da população, principalmente as mulheres. É importante que ela seja tratada desde o início para não causar problemas mais sérios. 

Os sintomas da infecção urinária podem ser muitos, dependendo da onde se originou a infecção. Veja quais são os principais sinais e o que fazer caso apresente algum deles.

sintomas-da-infeccao-urinaria-semana17

Principais sintomas da infecção urinária

- Dor para urinar

Conhecida como disúria, a dor para urinar é o sintoma mais comum da infecção urinária. Além da dor, pode ocorrer ardência, incômodo, queimação ou a sensação de peso na bexiga. A disúria acontece normalmente quando o individuo desenvolve cistite ou uretrite. Essas infecções acontecem pela irritação da bexiga e da uretra.

- Sangue na urina

Quando aparece sangue na urina, os médicos chamam esse fato de hematúria. Sangue na urina sempre assusta os pacientes, mas normalmente não é muito sério. A presença do sangue na urina pode ser causada por uretrite, cistite ou pielonefrite.

- Febre

Esse não é um dos sintomas da infecção urinária mais comuns. Só ocorre em casos de pielonefrite quando a febre costuma ser alta, maior que 38 graus. Ela ainda é frequentemente acompanhada de calafrios.

- Urinar constantemente

Ter vontade de urinar a toda hora é um sintoma muito comum da cistite. Apesar da pessoa sentir vontade constantemente, o volume da urina é pequeno. E ainda vai haver uma sensação de esvaziamento incompleto da bexiga. Você tenta urinar mais, mas não consegue. Isso acontece porque, na verdade, sua bexiga está vazia, mas a irritação causa a falsa impressão de que você precisa urinar.

- Corrimento

Esse é um sintoma típico das uretrites. As demais infecções não causam o corrimento.

- Enjoo e vômitos

Náuseas e vômitos são sintomas da infecção urinária quando ela causa a pielonefrite. Já a cistite pode até causar mal estar, mas não costuma provocar vômitos.

- Dor lombar

Quando o individuo sente uma dor lombar, normalmente mais intensa de um lado, pode ser sintoma da pielonefrite. A cistite também pode causar a dor lombar, mas é menos intensa.

- Cheiro estranho da urina

Quando a urina está com mau cheiro, pode ser um sinal de que existem bactérias infecciosas. A origem disso é a cistite ou a uretrite.

Sintomas da infecção urinária mais graves

- Alterações do estado de consciência

Quando originada nos rins, a pielonefrite pode ser grave, levando a um quadro de infecção generalizada. Se não for tratada logo, pode causar problemas neurológicos, como desorientação e redução no nível de consciência. Os idosos são os mais propícios a desenvolverem essa doença. Por não apresentar outros sintomas, a única pista da doença é muitas vezes a alteração neurológica.

- Perda involuntária de urina

Um dos sintomas da infecção urinária pode ser a dificuldade em segurar a urina. A pessoa sente vontade de urinar, mas não consegue chegar a tempo ao banheiro. Esse sintoma é comum em crianças e idosos.

Se você apresenta um desses sintomas da infecção urinária, é importante que você busque tratamento. O primeiro passo é procurar um médico. Ele vai pedir exames para diagnosticar se você está mesmo com a doença e qual o tipo de infecção que você desenvolveu. O tratamento depende dessa consulta, mas normalmente envolve o uso de antibióticos.

Gostou das nossas dicas sobre sintomas da infecção urinária? Então deixe um comentário e acompanhe nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
doenças
sintomas
urinária
saúde

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ