Dra. Carla Leite

ESPECIALIDADE

Oftalmologia

ONDE ATENDE

Rua Mariland, 720 cj. 401, B, São João, Porto Alegre/ RS

  • (51) 9876-7678

Dra. Carla Leite

Apresentação

Possui 15 anos de profissão com especialidade em oftalmopediatria e estrabismo. Atualmente, é diretora de um consultório em Porto Alegre. Por 10 anos, atuou na Clínica Visão, referência na área. 

O que Trata

Cuida do tratamento oftamológico infantil, adulto e de estrabismo. 

Formação Acadêmica

Graduada em Medicina pela Universidade de Mogi das Cruzes (1999) e especializada em oftalmologia, oftalmopediatria e estrabismo pela Unifesp (2002).

Cargos e Títulos

Atualmente é diretora da Clínica Dra. Carla Leite.

Se sua dúvida for escolhida, ela vira artigo aqui no portal e ajuda milhares de pessoas.

Clínica Geral

12/10/2015 06:00 - Atualizado em 12/11/2016 09:47

Seu filho não está enxergando direito? Saiba a importância do exame oftalmológico para a criançada

"O número de crianças que necessita de óculos na infância é de 30 a 40%", conta a oftalmologista Carla Leite.

POR

Dra. Carla Leite

  • +A
  • -A

Há poucos anos o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) fez campanha para tornar o teste do olhinho uma rotina nos serviços de neonatologia. Hoje é lei em vários Estados. O exame é feito através de uma luz, é indolor e rápido. Com isso já se tira casos suspeitos de doenças oculares. 

A importância desse primeiro exame é a detecção e tratamento dessas doenças quando o tratamento precoce aumenta chance de cura e preservação da visão.

As doenças oculares da infância mais comuns são as ametropias (graus) e estrabismo, mas as mais graves são a catarata e glaucoma congênitos, a retinpatia da prematuridade e o retinoblastoma. Felizmente essas últimas são mais raras.

O número de crianças que necessita de óculos na infância é de 30 a 40%. Por isso nos primeiros seis meses de vida é importante que a criança seja examinada por um oftalmologista pediátrico, e depois disso retornos anuais. Com o exame pode-se acompanhar o desenvolvimento da visão da criança.

A criança aprende a enxergar, assim como a falar, caminhar como todo o aumento da capacidade que acontece com o crescimento e desenvolvimento natural. Se houver estrabismo (olho torto), ou grande necessidade de óculos, uni ou bilateralmente haverá impedimento desse processo, e isso acontece até por volta dos 6 a 7 anos. 

Quando os pais trazem à consulta uma criança com problema de visão e ela é mais velha e já completou o desenvolvimento da visão, mesmo com tratamento não há garantia de recuperação de visão. E será um adulto que apesar de fisicamente não aparentar, apresentará deficiência visual com todas as limitações que disso decorre. A prevalência dessa baixa de visão, que poderia ter sido chamada de ambliopia é de 4%. É uma taxa alta, principalmente porque é uma doença facilmente evitável. Por isso não esqueça de marcar consulta de rotina com o oftalmologista para seu filho.


[[saiba_mais]]

O Vivo Mais Saudável resolveu tirar algumas dúvidas de leitores do portal. Vejam as respostas abaixo da Dra. Carla Leite:

1. Como identificar quando seu filho tem problema de visão?

Às vezes a criança coça, pisca, aperta os olhos e até chega perto para ver, mas em alguns casos criança não esboça sintoma nenhum, pois para ela é normal.

2. Como a criança pode evitar preconceito por usar óculos na escola?

Hoje em dia não há tanto problema, pois existem campanhas de conscientização contra o bullying. Também virou moda usar óculos, muitas crianças pedem para usar, mesmo sem qualquer tipo de problema.  

3. Com o número equivalente de no mínimo 30% de crianças com problemas de visão, podemos dizer que há um aumento no número de casos?

O número de crianças com diagnóstico é maior. De qualquer forma os pais levam os filhos mais cedo para fazer a consulta.

4. Crianças podem usar lentes de contato? E a partir de qual idade?

Crianças podem usar lente, como nos casos de cirurgia e catarata congênita, mas nesse caso quem manuseia e cuida é a mãe. Quando a criança já tem mais maturidade, o importante é cuidar e manusear. 

5. Quais são os alimentos que a criançada deve comer para ter uma visão saudável?

Em geral, os alimentos saudáveis com vitamina A e E.  

E você, costuma levar seu filho com frequência no oftamologista? Deixe seu comentário.

Vivo Mais Saudável.

Informação que faz bem. 

TAGS
problema de visão
estrabismo
glaucoma
exame oftamológico

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ