Clínica Geral

30/08/2014 05:47 - Atualizado em 03/12/2016 10:27

Screening é opção de rastreamento precoce de doenças

Método screening possibilita que problema de saúde seja identificado antes mesmo dos sintomas aparecerem.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Os métodos de screening tem a finalidade de identificar de forma presuntiva a doença que não era conhecida anteriormente. Por meio de exames clínicos e laboratoriais, o paciente se classifica em suspeito ou não de ter determinada enfermidade. Os indivíduos classificados como suspeitos devem se submeter a outros exames para ter um diagnóstico e, então, os casos confirmados serem tratados.

screening


Screening se antecipa aos sintomas

O screening surge da ideia de que o prognóstico de uma doença é na maioria das vezes melhor quando a pessoa procura o médico logo nos primeiros sinais. Desse modo, detectar a doença antes mesmo de o paciente apresentar todos os sintomas permitiria instituir um tratamento nas fases ainda mais iniciais, diminuindo a chance da enfermidade se espalhar.

Pela lógica, se acredita que esse método pode reduzir a chance de determinadas doenças, ou suas consequências mais graves. Por esse motivo, cada vez mais pessoas saudáveis realizam os exames de screening.

Dúvidas sobre eficácia do screening

Ainda muito se estuda se os métodos do screening ajudam mesmo na prevenção de doenças. Muitos testes se tornaram rotineiros na prática médica antes mesmo de ser comprovado se são realmente benéficos.

Isso porque os exames de rastreamento normalmente são aplicados a uma única doença. No mundo, a prevalência específica das doenças é baixa, menor que 5%. Então, o número de pessoas que se beneficiaria com esses exames também acaba sendo baixo.

Os exames costumam ser simples e dificilmente causam complicações. Entretanto, pela grande quantidade de pessoas testadas, o número de indivíduos com efeitos adversos pode ser significativo. Por exemplo, considerando as pessoas que realizam a neoplasia, cerca de 80% delas não vão ter doença alguma, mas vão ter que realizar outros exames mais invasivos.

Com a grande quantidade de histórias de câncer que ouvimos por aí, essa parece ser uma preocupação na vida das pessoas em geral. A população vem buscando os exames para rastreamento cancerígeno e parece estar mais preocupadas em poder desenvolver alguma enfermidade.

Além do câncer, outras aplicações comuns dos exames de screening são como teste ergométrico para insuficiência coronária e como ultrassonografia para casos de aneurisma.

Converse com seu médico

É importante sempre conversar com o seu médico. É ele que vai encaminhar os exames que achar necessário e vai lhe dar as devidas orientações. O screening tem os seus benefícios por auxiliar a diagnosticar a doença precocemente, mas não é por isso que vamos sair fazendo tudo que é tipo de exame, não é mesmo?

Faça pelo menos uma vez por ano um check-up. Assim, você vai se sentir seguro com a sua saúde.

E você, já fez screening alguma vez? Compartilhe sua experiência!

TAGS
check-up
exames
doenças
saúde
medicina

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ